Concha de Amamentação

Cada concha de amamentação é feita especificamente para cada tipo de bico de seio e, portanto, você deve saber qual se adapta melhor às suas necessidades.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

A imagem de uma mãe amamentando o seu bebê é sempre linda, não é mesmo? No entanto, na vida real, nem sempre é assim. Há mulheres não conseguem amamentar os seus filhos, e não é por frescura. Vários motivos podem afetar esse período tão bonito e importante da maternidade: mamilo plano ou invertido, mamilo rachado ou fissurado ou mamilo empedrado. Mas para que o sonho da amamentação se torne realidade, a tecnologia nos ajudou com a criação da concha de amamentação, desenhada especialmente para aquelas mães que têm problemas para alimentarem as suas crianças.

concha-de-amamentacao

Quem Pode Utilizar a Concha de Amamentação

A concha de amamentação serve para aquelas mães que precisam ter os seus mamilos planos ou invertidos corrigidos, ter os mamilos rachados ou fissurados protegidos, ter os mamilos normais e saudáveis protegidos, ter o leito excessivo coletado para possível doação ou uso futuro ou para quem pretende corrigir os mamilos esteticamente.

Como é a Concha de Amamentação?

Obrigatoriamente, a concha de amamentação deve ser transparente para que o seu estado de limpeza e conservação possa ser facilmente avaliado. Além disso, precisa ter orifícios para a ventilação para que os mamilos possam respirar, evitando assim, infecções e rachaduras. Para completar, o furo que se encaixa nos mamilos não pode ser muito pequeno para não machucá-los. O tamanho ideal é aquele que permite que não apenas o bico, como também um pedaço da aréola se mantenha dentro da concha.

Existem Vários Tipos de Conchas?

Sim, exatamente 4 tipos de conchas: as de bases rígidas, que servem para a correção dos bicos; as de bases flexíveis, para melhorar a coleta de leite e a proteção dos seios com rachaduras; as de orifícios grandes, que protege as mamas e coleta o leite e as de orifícios pequenos, para melhor prender os mamilos, mas cuidado com os buracos muito pequenos, que podem machucá-los.

Como Usar as Conchas de Amamentação?

Se você quer aprender a utilizar as conchas de amamentação, veja como é fácil: introduza-as por debaixo do sutiã, começando ainda durante a gravidez para se acostumar. Após o nascimento do bebê, coloque-as nos minutos que antecedem cada mamada. Caso suas conchas sejam de orifícios pequenos, não as utilize por mais de 3 horas. O leite que é coletado nas conchas não pode ser consumido, mesmo que a higienização seja realizada corretamente.

Como Fazer a Higienização?

Nunca utilize suas conchas de amamentação sem que estejam plenamente higienizadas. Para tanto, ferva água em uma panela ou uma leiteira em que os produtos possam ser completamente mergulhados e deixe-os ali por cerca de 5 minutos. Esse procedimento deve ser realizado todos os dias, antes de utilizar as conchas.

Qual Tipo de Concha Devo Usar?

Assim como você escolhe suas roupas e os seus sapatos, também deve escolher as suas conchas. Ou seja, somente você saberá quais são as melhores para você, já que cada mulher tem os seios diferentes, com sensibilidades, tamanhos, formatos e outras individualidades. Vista-as e veja se você se sente confortável, pois a melhor forma de saber é experimentando. Se preferir, pergunte ao seu médico ou a amigas e familiares que já usaram as conchas, porque terão muitas experiências para te passarem.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios