Contrações Braxton-Hicks

Saiba como acontece esse tipo de contração e como aliviá-las

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas, Gravidez

As contrações de Braxton-Hicks também são chamadas de contrações de treinamento. Elas são bastante comuns ao se chegar próximo à metade da gestação, em torno da 16ª semana, e muitas vezes assustam as futuras mamães, pois elas sabem que ainda não chegou a hora do bebê nascer!

Mas nem sempre as contrações são doloridas, e em muitos casos elas não são nem mesmo percebidas. Elas não são nem mesmo ritmadas, ou seja, podem ser percebidas uma ou duas vezes, ou com mais freqüência.

braxton hicks

Como saber se você está tendo contrações de Braxton-Hicks (Contrações de Treinamento)

Muitos especialistas acreditam que as contrações de treinamento são uma forma de o organismo começar a se preparar para o trabalho de parto, que acontecerá dentro de alguns meses. Outros, acreditam que elas ocorrem devido ao processo que deixa o colo do útero cada vez mais fino e que acarretará a dilatação na hora do parto.

Mas como saber se você está tendo contrações de Braxton-Hicks?

As contrações de Braxton-Hicks, ou simplesmente contrações de treinamento são muito diferentes das contrações do trabalho de parto. Ao contrário das contrações que você sentirá quando entrar em trabalho de parto (aquelas que te auxiliarão a ter seu bebê), as contrações de treinamento não são ritmadas (acontecem apenas algumas vezes por dia e não mais que duas vezes por hora), não aumentam de intensidade, não permanecem por muito tempo (são curtinhas, na maioria dos casos não duram mais que um minuto), não te obrigarão a esperar para passar. Essas contrações, na verdade, não são tão doloridas, e sim bastante desconfortáveis.

Além disso, quando você tiver uma dessas contrações basta você mudar de atividade que ela tende a passar. Por exemplo: se tiver uma contração de treinamento sentada, levante-se e caminhe. Se estiver caminhando, basta sentar ou se deitar.

Você perceberá que durante essas contrações, sua barriga fica dura, mas não ela toda, só uma parte. Isso é absolutamente normal.

contrações

Caso você apresente esses sintomas com mais intensidade do apresentado acima, você pode estar entrando em trabalho de parto. Na dúvida, procure seu obstetra. Mas, lembre-se: muita calma! Mantenha sua serenidade.

O que fazer para aliviar o desconforto das contrações de Braxton-Hicks?

Para aliviar o desconforto proporcionado pelas contrações de Braxton-Hicks siga essas dicas:

  • Mude de atividade (se estiver caminhando, descanse um pouco. Se estiver sentada ou deitada, movimente-se);
  • Beba um copo de água;
  • Vá ao banheiro fazer xixi;
  • Tome um banho morno;
  • Mantenha a calma.

Lembre-se: é normal ter contrações de treinamento! Isso não significa que tenha algo de errado. Peça ajuda.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios