Crianças e a Sustentabilidade

Cuidar do planeta é um lema que deve ser ensinado desde cedo

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Crianças

Todo mundo deve se preocupar com a preservação dos recursos naturais, por isso é tão importante que as crianças recebam educação ambiental, tanto na escola como em casa. E não é para tratar o assunto só na teoria: os pequenos devem saber a importância da sustentabilidade nas atitudes.

criança sustentável

O que os pais devem fazer?

  • Em primeiro lugar, os adultos devem ter hábitos sustentáveis, já que eles são modelos para os filhos.
  • É importante conversar com os filhos sobre a preservação do meio ambiente e porque é importante cuidar dos recursos naturais.
  • Faça com que as crianças tenham contato com a natureza: visite parques, praias, sítios ou outros locais arborizados. Muitas vezes, as crianças vivem em mundo de concreto: brincam no condomínio, andam de carro e passeiam no shopping fechado. Que tal mudar essa rotina?
  • Na hora do banho, de lavar as mãos e escovar os dentes, ensine seu filho a economizar água. O banho não precisa ser tão demorado e ele pode fechar a torneira no momento em que estiver escovando os dentes.
  • Ensine seu filho a apagar a luz quando deixar um cômodo e a desligar eletrodomésticos e eletrônicos que ele não esteja usando.
  • Quando for procurar uma escola para seu filho, pergunte se há ações com os alunos de sustentabilidade, como a reciclagem de livro ou atividades em uma horta, por exemplo.

crianças e sustentabilidade

  • Na escola, reaproveite livros, seja do irmão mais velho, algum primo ou amigo. Se possível, vá em um sebo e compre livros usados. Reaproveite também estojos, caixa de lápis de cor e mochilas do ano anterior (faça uma reforma, se necessário). Desestimule o consumismo.
  • Consuma produtos que adotam o uso de refil e mostre para a criança qual a importância de não se comprar uma embalagem nova. Isso acontece com alguns produtos de limpeza, xampus e sabonetes líquidos.
  • Adote o hábito da caminhada. Não é para todo o lugar que é necessário pegar o carro. Você pode ir andando até a padaria ou outro estabelecimento que fique a alguns quarteirões da sua casa. Se preferir, use a bicicleta. As crianças vão adorar!
  • Na hora de levar seu filho para a escola, dê carona aos amiguinhos que moram perto e estudam no mesmo local. Para quê deslocar três ou mais carros para um mesmo destino? Explique para a criança que assim vocês estarão poluindo menos o ambiente e até contribuindo para a fluidez do trânsito. Além disso, será uma diversão ir para a escola cercado de colegas. Os pais podem fazer um revezamento.

Reciclagem de lixo

Incentive a reciclagem do lixo: ensine seu filho a separar papel, plástico, metal e vidro. Prefira produtos com embalagens descartáveis e aproveite esse lixo limpo para usar a criatividade: com uma garrafa PET, por exemplo, você pode confeccionar um carrinho e os copinhos de iogurte podem virar porta-lápis. Será um momento de interação com a criança e de reuso de um material.

Quanto Mais Novo, Melhor

Muitas vezes, os pais acham que a criança, por ser muito pequena, não vai dar importância para a preservação do meio ambiente. Talvez ela não preste atenção na sua explicação, mas vai adotar hábitos sustentáveis se você acostumá-la a ter esses hábitos no dia a dia.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios