Cuidados Com as Mamas

Tenha muito cuidado com as suas mamas antes e após o nascimento do bebê para não sofrer de rachaduras ou empedramento.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

A amamentação parece um período mágico para as futuras mamães, mas durante a gravidez, elas ouvem muitas histórias de mães que tiveram péssimas experiências: o peito empedrou, não havia leite, rachaduras ou o bebê não conseguia mamar. E então aquele conto de fadas vai por água abaixo e o medo começa a surgir. Esses problemas realmente afetam muitas mulheres, mas se você souber como se cuidar antes e após o início dessa fase tão bonita e importante para você e o seu bebê, veja quais são os cuidados necessários com as mamas e tenha uma amamentação saudável:

cuidados-com-as-mamas

Preparação Natural das Mamas

Logo que você engravida, perceberá alterações nas mamas que vão surgindo aos poucos: inicialmente, as aréolas, que são as pontas dos seios, tornam-se mais escuras e grossas, além de ficarem menos sensíveis. Como as glândulas mamárias começam a funcionar para produzirem leite, há um aumento considerável no tamanho dos peitos, que ficam mais arredondados.

Como Fortalecer as Aréolas

Embora a natureza já faça a sua parte para fortalecer as aréolas para quando o bebê começar a mamar, você pode dar uma forcinha para ter menos sofrimentos: tome sol na região por cerca de 15 minutos todos os dias, evitando o sol mais forte das 10 da manhã às 4 da tarde. Durante o banho, passe uma bucha macia na região, mas sem esfregar, apenas para deixá-la mais forte. Se preferir, pode fazer massagens com a toalha, após o banho.

Para Evitar Estrias

As estrias são muito comuns durante e após a gravidez porque a pele é muito esticada e volta ao tamanho antigo em pouco tempo. Para que isso não aconteça, após o banho, passe óleo de amêndoas ou um creme à base de amêndoas na região todos os dias. Com isso, ela ficará hidratada e o óleo dará a elasticidade necessária para que não fiquem marcas na sua pele, afinal, você deve ser uma mamãe bonita e bem cuidada, certo?

E Quando o Bebê Nascer?

Quando seu filhote nascer, você não poderá mais passar produtos nos seios, pois poderão fazer mal ao pequenino, que ainda é muito sensível. Ou seja, nada para limpá-los ou para hidratá-las. Para tanto, a natureza já foi sábia o bastante: nesses casos, não há nada melhor que o próprio leite que sairá das suas mamas. Dessa forma, logo que o bebê mamar, passe um pouco de leite nas aréolas, espere que sequem e coloque o sutiã para mantê-las sempre hidratadas e livre de rachaduras ou dores. Da mesma forma quando precisar higienizá-las: leite nelas! Já na hora do banho, aproveite para passar uma esponja macia com sabonete, retirando todo o excesso com água abundante.

A Pega do Bebê

Na maioria das vezes, as rachaduras não são resultado apenas da pouca hidratação da pele, mas sim, da pega errada do bebê. Para que isso não aconteça, tenha o cuidado de colocar toda a aréola na boca da criança, que deve ficar bem aberta, pois se ela pegar somente o bico, poderá machucá-la e o bebê não conseguirá mamar direito.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios