Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez

Gestante deve hidratar a pele e cuidar da alimentação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Na gravidez, o corpo da mulher passa por muitas transformações físicas e nesse processo a pele pode sofrer, por isso é necessário tomar alguns cuidados. Além de ficar mais esticada, a ação dos hormônios também pode deixar a pele mais seca.

A primeira dica é hidratar sempre o corpo todo. Mas muita cautela com o cosmético, seja óleo ou creme, que irá utilizar: prefira os específicos para grávidas e não utilize aqueles que têm ureia em sua formulação. Na dúvida, procure um dermatologista ou converse com seu obstetra porque alguns produtos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do bebê.

pilates para grávida

Atenção na hora do banho: evite banhos demorados ou muito quentes, porque isso pode ressecar ainda mais a pele, já que a água quente retira parte da camada de gordura da pele, que é uma proteção. Evite também usar muito sabonete.

Estrias

A hidratação é importante também para evitar estrias, que deixam qualquer mulher apavorada. Na gestação elas surgem principalmente na barriga e nos seios. As estrias aparecem quando a pele se estica muito rápido, como acontece na gestação: as fibras de elastina e o colágeno se rompem, deixando cicatrizes.

As estrias podem aparecer mais em uma segunda gestação. Outro fator é o hereditário: se sua mãe ou avó tem estrias, você tem mais chances de tê-las.

gravidez saudável

Não há fórmula mágica para evitar as estrias, mas a mulher pode tomar algumas medidas de prevenção. Uma dica é utilizar hidratantes que tenham vitamina E e colágeno em sua composição. Outra medida é não engordar muito durante os nove meses de espera do bebê.  O ideal é não engordar mais que 12 quilos. Para isso, adote uma alimentação equilibrada e variada, consumindo muitas frutas, verduras, legumes, carnes magras e peixes. Faça pequenas refeições ao longo do dia. É importante também beber muita água e sucos naturais.

Como as estrias são cicatrizes, a mulher pode até fazer um tratamento mais específico depois do parto, mas saiba que ela não conseguirá eliminá-las, o que pode acontecer é suavizar sua aparência.

Só não utilize hidratante nas mamas, porque a pele pode ficar mais fina e propensa a ter rachaduras na amamentação. Utilize pomadas ou cremes específicos para o seio, que contém lanolina. A vitamina E também é indicada.

A celulite também pode dar as caras na gestação, principalmente por causa das mudanças hormonais que podem causar retenção de líquidos. Para prevenir, realize atividades físicas na gravidez. Pergunte ao seu médico quais exercícios estão liberados.

Cuidado com as Manchas

Outra regra é utilizar protetor solar todos os dias, até mesmo no inverno: na gestação, a mulher pode ficar com manchas caso tome muito sol, também por conta dos hormônios. Compre um protetor solar com FSP acima de 30. Os bronzeadores estão proibidos.

Quando for à piscina, procure tomar uma ducha rapidamente para tirar todo o cloro do corpo, que pode causar ressecamento e coceiras.

Quanto à depilação, a mamãe pode ficar tranquila: pode realizar o procedimento com cera, fria ou quente, ou lâmina. Só estão proibidos os cremes depilatórios e depilação a laser.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios