Cuidados com o Sorriso do Bebê

Limpeza da boca deve começar já com o recém-nascido

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

Muitas mamães pensam que só devem cuidar do sorriso do bebê quando aparecer o primeiro dentinho. É importante, no entanto, começar esse cuidado ainda com o recém-nascido. Por isso, dentre as orientações de saúde que a mãe solicita ao pediatra, deve constar a da higiene da boca. A amamentação já contribui para o sorriso do bebê porque o ato de sucção desenvolve a mandíbula e os músculos da boca.

sorrido de bebê

Para a limpeza da boca do bebê, a dica é utilizar uma gaze ou fralda embebida em água filtrada e passar nas gengivas da criança após a amamentação, porque pode ficar algum resto de leite e contribuir para a formação de bactérias. Assim, o bebê já vai se acostumando com essa higienização e não irá estranhar o momento de fazer a limpeza com a escova de dente.  A limpeza deve ser feita também depois que o bebê regurgita.

Além disso, os bebês começam a conhecer o mundo via oral e tudo o que encontram colocam na boca, por isso a higienização desses objetos, principalmente brinquedos, é importante.

Os pais e pessoas que convivem com o bebê também devem cuidar da higiene bucal porque podem transmitir bactérias à criança, seja brincando, fazendo um carinho ou assoprando a papinha.

Primeiros dentinhos

O primeiro dente do bebê aparece entre os seis e oito meses. Porém ainda não é preciso usar a escovinha de dentes. Até o primeiro ano a higienização pode ser feita com uma gaze embebida em água fervida ou filtrada ou com uma dedeira de silicone, específica para a limpeza dos dentes e gengivas do bebê. Antes de utilizar a dedeira, ela deve ser esterilizada. É importante que a higienização seja feita após as refeições e antes de dormir, por isso o hábito de tomar mamadeira ou mamar para dormir deve ser abandonado.

Depois, o recomendado é usar uma escova de dente para crianças e creme dental sem flúor, que deve ser utilizado em pouca quantidade porque as crianças não sabem cuspir e acabam engolindo a pasta. Faça da escovação um momento divertido, utilizando, por exemplo, um escovinha bem colorida, para que a criança tenha prazer em fazer a higiene bucal e sempre esteja por perto até que a criança aprenda a escovar os dentes sozinha.

Após os quatro anos, utilize um creme dental infantil, que apresenta uma concentração menor de flúor na formulação.

cuidados com o sorriso do bebê

Odontopediatra

A visita ao odontopediatra deve ser feita após o primeiro ano da criança. O profissional irá conversar sobre a respiração do bebê, se é nasal ou bucal. Quando a criança tem o costume de respirar pela boca, pode roncar, dormir mal e ficar irritada ou cansada durante o dia. O problema da respiração pela boca é que pode haver um comprometimento do desenvolvimento dos ossos da face. Por isso, caso seja diagnosticada a respiração bucal, o odontopediatra pode encaminhar para um otorrinolaringologista.

Maus hábitos

A arcada dentária também pode ser prejudicada e, consequentemente o sorriso, quando a criança tem o hábito de usar chupeta, mamadeira ou chupar o dedo. Por isso, os pais precisam ser firmes e tentar modificar esses hábitos antes dos três anos de idade.

Outro cuidado é evitar alimentos com muito açúcar, que podem contribuir para a formação de cáries. Sempre depois que a criança comer um doce, faça com que ela escove os dentes.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios