Cuidados Necessários Para Um Bebê Prematuro

Como ainda não está com o corpo totalmente desenvolvido, o bebê prematuro demanda cuidados especiais.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Recém Nascidos

O tempo ideal para que um bebê consiga se desenvolver plenamente no útero materno é de 38 a 42 semanas, mas os nascimentos prematuros são mais incidentes que imaginamos. Cerca de 12% dos bebês nascem antes das 37 semanas, demandando cuidados especiais, pois são mais delicados e ainda não estão completamente formados. No entanto, os cuidados variam conforme a idade e o peso do recém-nascido, afinal, uma criança que nasce com 36 semanas já está bem mais forte que aquele nascida com 28. Dessa forma, saiba quais são os cuidados necessários para um bebê prematuro:

cuidados-necessarios-para-um-bebe-prematuro

A UTI Neonatal

Normalmente, o bebê prematuro deve ficar em observação na UTI neonatal até que ganhe tamanho e peso o suficiente para poder sobreviver tranquilamente, além de completar o desenvolvimento do sistema pulmonar e aprender a sugar. Porém, essa internação varia conforme a idade gestacional, ou seja, ele deverá ficar na UTI somente se tiver nascido com menos de 30 semanas ou com menos de 2 quilos. O pediatra é o responsável por determinar a necessidade ou não dessa permanência.

Visitas na UTI

Enquanto o bebê estiver internado na UTI, poderá receber visitas dos parentes e amigos, afinal, todos estão super curiosos por conhecê-lo, não é mesmo? Contudo, como os anticorpos da mãe são passados para a criança somente nos últimos 3 meses de gestação, o prematuro pode não conter todos, o que o torna mais frágil. Por isso, as visitas devem ser orientadas a fazerem uma boa higienização nas mãos para segurar o bebê e não beijá-lo na face. Além disso, se estiverem doentes, devem se recuperar antes de conhecer a criança.

Cuidados Com o Bebê Prematuro em Casa

Ao chegar em casa o seu bebê, alguns cuidados são necessários, mas como ele já foi liberado pelo médico, está amadurecido e pronto para viver com os seus pais. Entretanto, alguns casos mais graves necessitam de atenção semi-intensiva, tendo bastante tempo para descansar, pois enquanto estava no hospital, havia luzes e barulhos cercando-o o dia inteiro, já que o berço ou a incubadora eram munidos de motor. Sendo assim, muito silêncio e mantenha seu filho bem agasalhado para que ele mantenha a temperatura corporal. Verifique se as suas vacinas estão em dia e volte ao pediatra na data estipulada. Fora isso, o tratamento é igual ao dos bebês que nasceram na época, ou seja, dormir no berço sem almofadas, mantas ou travesseiros em quarto ventilado e sem umidade. Banhos em locais que não tenham correntes de ar e com sabonete neutro.

Quando o Bebê Prematuro Pode Sair de Casa?

Agora que você está com o seu filho em mãos, quer passear com ele para todos os lugares e mostrá-lo para o mundo, mas tudo dependerá da liberação do pediatra. Geralmente, ela é feita quando o bebê chega aos 2,5 quilos, contanto que o clima esteja confortável, ou seja, nem tão frio nem tão quente. Se ele ainda não tomou todas as vacinas, evite frequentar locais fechados e aglomerados como supermercados, festas ou shoppings.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios