Dar Cereal à Noite Ajuda o Bebê a Dormir Melhor?

Na verdade, deixá-lo dormir de barriga cheia pode fazê-lo despertar com mais facilidade

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças

Muitos bebês têm dificuldade para dormir a noite inteira. Mas será que dar cereal à noite pode contribuir para a boa noite de sono dos pequenos? Muitas mamães engrossam o leite com farinha láctea, aveia ou fazem mingau e dão para os bebês antes de dormir, já que  saciados eles não acordariam no meio da noite. O segredo estaria no cereal, que deixaria os pequenos de “barriga cheia”.

mamadeira para dormir

Porém, saiba que o cereal não vai ajudar os bebês a dormirem bem à noite: pelo contrário, quando eles se alimentam muito antes de dormir podem ter gases ou fazer cocô, o que certamente os despertará no meio da madrugada. Até os seis meses, o único alimento que o bebê precisa é o leite materno, então se for oferecer cereal, espere ele ficar maiorzinho.

Se o seu bebê está com dificuldades para dormir por várias horas seguidas à noite, em primeiro lugar deve-se entender o sono dos bebês. Os recém-nascidos acordam várias vezes para mamar, já que eles mamam pouco por vez e absorvem rapidamente o leite materno. Alguns bebês começam a dormir a noite inteira já por volta dos dois meses; outros demoram mais, mas, geralmente com seis meses, certamente o bebê já consegue ter uma boa noite de sono…e a mamãe também.

E se a criança acorda várias vezes à noite não é sempre porque tem fome. Agora se sempre que ele acordar a mãe oferecer mamadeira, ele certamente vai se acostumar.

O que fazer então?

  • Os pais devem estabelecer uma rotininha de sono para a criança, como deixar a casa mais silenciosa à noite, colocar o bebê para dormir sempre no mesmo horário e no berço. Quando a criança adormece no carrinho, na sala e depois é colocada no berço ela pode acordar assustada porque mudou de ambiente.
  • No berço, tire todos os brinquedinhos que possam chamar a atenção do bebê: berço é lugar de dormir e não de brincar.
  • Veja se o seu filho está com uma roupa adequada: se ele ficar com muito calor ou passar frio, poderá acordar no meio da noite.
  • Você pode também dar o jantar, esperar um pouco, dar um banho, fazer massagem e colocar para dormir. Se precisar, cante uma música ou leia uma historinha, o que ajudará o bebê a cair no sono.
  • Algumas crianças costumam tomar leite antes de dormir, o que também ajuda na boa noite de sono.
  • Se a criança usa chupeta para adormecer, verifique se não é o acessório que faz ela acordar várias vezes à noite. A chupeta pode interferir na respiração, dificultando uma boa noite de sono.

Atenção aos alimentos

bebê tomando mamadeira

Alguns alimentos vão deixar as crianças mais hiperativas e irritadas, então evite dar à noite doces (principalmente chocolates), alimentos gordurosos, carne vermelha, refrigerantes, chá preto, sucos açucarados ou industrializados e comidas com muitos conservantes e corantes, como as de fast food.

Aliás, quando a criança tem uma alimentação saudável durante o dia, com muitas frutas, legumes e verduras, certamente vai dormir melhor. No jantar, ofereça uma refeição leve.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios