Desenvolvimento Fetal

Veja como acontece o crescimento do bebê na barriga da mãe

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Após a fecundação, quando o espermatozoide encontra o óvulo, há a formação do zigoto que passa a se dividir em células idênticas enquanto desce pelas trompas de falópio até chegar no útero. De agora em diante, esse conjuntinho de células não para de se multiplicar e quando ele finalmente “descansa” no útero, destina uma parte delas para a formação da placenta, que começa a produzir o hCG, o hormônio gonadotrofina coriônica humana. A presença do hCG aparece nos exames e indica que a mulher engravidou.

Com o exame positivo, a mulher começa o pré-natal e vai poder acompanhar o crescimento do seu bebê, calculado em semanas. Saiba que as semanas são calculadas a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher (que provavelmente ovulou duas semanas depois), já que fica difícil saber com exatidão quando ocorreu a concepção.

imagem do feto

Acompanhe como acontece o desenvolvimento do seu bebê:

4 semanas

Nesse momento, o embrião está desenvolvendo o tubo neural. A placenta e o cordão umbilical já estão tomando forma.

8 semanas

O feto (que já tem cerca de 1,6 cm) já não tem cauda embrionária e seus músculos, nervos e órgãos começam a trabalhar. Os bracinhos e perninhas começam a se formar. Os olhinhos já estão cobertos pelas pálpebras e a ponta do nariz já está aparecendo.

12 semanas

Você está terminando o primeiro trimestre. Agora seu bebê já mede perto de 7 cm e pesa um pouco mais que 12g. Ele já se mexe, mas a mamãe ainda não consegue perceber.  As unhas começam a aparecer.

16 semanas

Seu filho já está com cerca de 10 cm e um pouco menos de 100 g de peso. O coraçãozinho já bate bem forte e seus órgãos estão se desenvolvendo.

20 semanas

Nessa fase, uma substância chamada vernix passa a proteger a pele do bebê que fica em contato com o líquido amniótico. O feto tem um pouco mais de 220 g e mede perto de 15 cm.

24 semanas

O bebê se movimenta bastante, pesa mais de 500 gramas. Os pulmões passam a produzir a substância chamada surfactante, responsável por permitir que o bebê respire fora da barriga nos primeiros instantes.

desenvolvimento

28 semanas

Você já chegou ao terceiro trimestre da gestação e o bebê, que já abriu os olhinhos, consegue perceber as diferenças de luz. Ele já tem mais gordura, pesa quase 1 quilo e mede perto de 40 cm.

32 semanas

Nessa fase, muitos bebês viram de cabeça para baixo e ficam assim até a hora do parto. Seu filho tem quase 2 quilos. Ele já se mexe muito e percebe melhor o som.

36 semanas

Já estamos chegando na reta final e o bebê pesa quase 2,5 quilos.

40 semanas

O bebê já está bem apertado dentro da sua barriga e não vê a hora de sair. Seus órgãos já estão em pleno vapor e ele já deve ter passado dos 3 quilos. Acho que você já vai começar a sentir as contrações. Está na hora de dar boas-vindas ao seu filho!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios