Dicas de Amamentação Para Iniciantes

Leia essas dicas de amamentação antes do nascimento do seu bebê para poder supri-lo com todos os nutrientes para o seu bom desenvolvimento.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

As mamães de primeira viagem podem achar que amamentar deve ser um processo super fácil, afinal, nos filmes, novelas e cartazes, sempre há mulheres amamentando seus filhos com rostos felizes. Entretanto, assim que tiverem seu bebê no colo, verão o quão difícil pode ser essa tarefa, pois há muitas coisas envolvidas, desde o bico até a pega do nenê. E como a criança nem o seu corpo vêm com manual de instrução, estamos aqui para te dar as dicas de amamentação para iniciantes antes que o seu bebê nasça para que você não se sinta tão perdida:

dicas-de-amamentacao-para-iniciantes

Equipamentos Para Amamentação

Como a natureza é muito sábia, já preparou o corpo feminino e o instinto do bebê para a fase da amamentação. Por um lado, a mulher passa a produzir leite naturalmente, mesmo antes de ter o seu bebê. E o melhor: é a melhor alimentação para o recém-nascido, pois é rico em todos os nutrientes que ele precisará pelo menos até os 6 meses de idade. Por outro lado, o bebê saberá como puxar o leite dos seus seios, contanto que eles estejam com os bicos formados. Para tanto, algumas mulheres já os têm prontos enquanto outras terão que prepara-los, puxando-os para fora ou utilizando um molde de silicone que pode ser encontrado em farmácias. Materiais indispensáveis são os absorventes para seios, descartáveis ou não. Caso prefira, pode utilizar panos de algodão ou fraldas de pano. Da mesma forma, tenha sutiãs de amamentação, porque são muito práticos, mas é preciso lavá-los constantemente para tirar o cheiro de azedo do tecido. Com relação à poltrona de amamentação, ela facilitará a mamada, porém, um sofá ou uma poltrona normal já são de grande ajuda. E se o bebê não conseguir sugar o leite, você precisará de uma bombinha para ordenhar o leite, que também será útil para quando você tiver que trabalhar e estocar o leite para o seu filho.

A Pega Certa

Se você estiver sentindo dores na hora de amamentar, é quase certeza de que a pega não está correta. Ela deve ser confortável tanto para a mamãe quanto para a criança. Certifique-se de que, primeiramente, toda a aréola está na boca do bebê. Após algum tempo, você deve sentir o seio mais leve, sinal de que foi esvaziado pela mamada. E lembre-se de que, quanto mais o bebê mamar, mais leite você produzirá. Por isso, é importante oferecer o peito sempre que ele demonstrar sinais de fome.

O Colostro

Logo que o bebê nasce, a mulher produz o colostro, pequenas gotas de leite que são super importantes para fortalecer o sistema imunológico do recém-nascido. Não se preocupe com a quantidade, pois são o suficiente para ele nessa fase da vida. Nos próximos dias, você passará a produzir mais leite. Nos primeiros dias, não se assuste, porque seu filho perderá cerca de 10% do seu peso. Isso acontece devido à reserva de energia que ele contém e que perderá após o nascimento, mas aos poucos, recuperará esse peso durante as amamentações.

Fases da Mamada

Se você retirar leite para reserva, perceberá que ele muda de consistência e de cor ao longo do tempo, até que a mama se esvazie. Isso porque, no início, é mais leve e cheio de água para apenas matar a sede do bebê e, com o tempo, vai se tornando mais escuro e consistente porque é mais gorduroso e consistente para sustentar o bebê. Por isso é importante retirar o bebê de um seio somente quando o peito estiver leve, sinal de que está vazio. Dessa forma, ele terá o alimento completo para ficar forte e saudável.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios