Dicas de Passeios com Crianças de Até 4 Anos
Saiba aonde levar seu bebê para passear
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos
Muitas mamães restringem seus passeios e viagens após a chegada do bebê. É tanto detalhe, tanta muamba e eles são tão frágeis que desanima muita mulher a sair com seus filhos. No fim, a rota é sempre a mesma: da casa da avó para a casa da tia, e isso se as mesmas morarem na mesma cidade. Com um pouco de organização e ideias sobre passeios que serão uma boa opção com as crianças fica tudo mais fácil.
Organize-se
- Provavelmente seu bebê já possui certa rotina. Acorda, mama, cochila, toma banho, brinca em horários mais ou menos determinados. Isso é ótimo, assim saberá criar um roteiro sem atrapalhar a rotina do bebê. Pense se no lugar onde irá passear terá possibilidades dele dormir, por exemplo.
- Prepare mamadeiras ou lanches sobressalentes. Nunca se sabe se algum imprevisto poderá acontecer como, por exemplo, o bebê recusar algum tipo de papinha.
- Dependendo do passeio tenha por perto carrinho, sling, velotrol, enfim, algo que te possibilite descansar os braços e que dê certo conforto ou diversão para a criança.
- Tenha em mãos objetos ou brinquedos que faça o bebê se sentir seguro, que ele goste e que seja familiar caso estranhe o ambiente do passeio.
- Documentos, carteirinha do plano de saúde, caderneta de vacinação e alguns remédios do cotidiano também é sempre bom estarem a mão por precaução.
- Se for um passeio ao ar livre, não se esqueça de protegê-lo dos raios UVA e UVB com filtro solar recomendado pelo pediatra mesmo se dia estiver nublado.
Afinal onde ir com meu filho?
- Shopping. Você se sentirá segura em passear no shopping com seu bebê. É um lugar que haverá bastante coisa pra se fazer bem como toda infraestrutura que o bebê precisa, como por exemplo o fraldário. Já se o seu filho tiver entre 1 e 4 anos poderá se esbaldar no playground.
- Praças de lazer. Se seu filho for bebê, leve um lençol para estender e proporcionar um espaço para trocá-lo, alimentá-lo e deixar com que brinque um pouco mais livre. Já se for maiorzinho, que tal convidar um coleguinha do maternal para passear junto? Tem praças que possuem até parquinho para criançada.
- Clube com piscina. Filtro solar, boné ou chapéu, fralda para piscina (daquelas que não incham na água), água de coco, boia e brinquedos de água são essenciais. A diversão está garantida. A maioria das crianças adora brincar na piscina. No caso de crianças de 3 a 4 anos leve algum brinquedo ou outra atividade para que fique entretida após as refeições até poder voltar para água.
- Zoológico ou trilha ecológica. Capriche na mochila e merendeira do seu filho Não se esqueça de etiquetar a bolsa e colocar todas as informações de contato como telefones e endereços seu e de parentes, informar sobre alergias, qual plano de saúde em que a criança está inscrita e até mesmo o telefone do pediatra. O interessante é que, além da diversão garantida, o passeio é também educativo.
- Teatro ou Show musical infantil. Se na sua cidade terá um teatro infantil, vale a pena levar seu filho a partir de 2 anos de idade. Se for show musical, por exemplo, o show da Galinha Pintadinha está rodando pelo país, poderá leva-lo até antes de 2 anos, com 10 meses ou 1 aninho já irá aproveitar e se divertir.
O mais importante é se divertir com segurança, ter tudo que a criança precisa em mãos e não se desgrudar dela ou deixa-la com estranhos, por mais que aquela simpática senhora que se disponibilizou ficar com seu bebê para que você fosse ao banheiro parecer um anjo de candura.

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.