Dicas de Segurança para Crianças na Praia

O cuidado com as crianças na praia deve ser redobrado para que ocorra tudo bem durante a viagem e para que a diversão esteja garantida

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas

As crianças adoram a praia! Para elas não é apenas um lugar novo, onde conhecerão muitas coisas, é um lugar feito para se divertir muito! No entanto, se os pais não estiverem atentos a diversão pode se tornar catástrofe.

bebê na praia

A curiosidade nata de toda criança

Ser curiosa é natural de toda criança, a diferença é que algumas são mais quietinhas e outras demonstram sua curiosidade com mais intensidade.

A curiosidade é essencial para o desenvolvimento intelectual e psicológico de seu filho, portanto, incentivá-lo é altamente recomendável. No entanto mamãe, quanto maior seu filho for, quanto mais independente e curioso ele for, maior deverá ser sua atenção sobre ele!

A praia é um verdadeiro paraíso para as crianças: é linda, todas as pessoas lá parecem felizes, tem muita areia, pode nadar e conhecer novas crianças e lugares! Se a praia é ótima para adultos, imagine para seu filho que se encanta com tudo!

E nesse novo mundo, cheio de possibilidades, é que seu filho poderá ter sua curiosidade ainda mais aguçada do que o normal. E não adianta falar: a curiosidade é uma característica humana, altamente perceptível na fase infantil. Portanto, atenção redobrada no pequeno!

Os perigos mais comuns para as crianças na praia

A praia é um lugar cheio de possibilidades para todos os visitantes, possibilidades boas e possibilidades ruins. Portanto, esteja atenta aos perigos mais comuns aos quais seu filho está exposto:

Calor excessivo: criança adora brincar, mas a exposição ao sol fora de horário e sem protetor solar adequado pode causar graves problemas de saúde

Umidade excessiva: crianças alérgicas podem ter crises na praia, devido à grande umidade, portanto, atenção redobrada aos sintomas!

Areia suja: seu filho vai adorar brincar na areia! Escolha praias com areia limpa e esteja atenta para ver se ele não estando levando areia à boca, nariz, olhos ou ouvido

Água do mar: banho de mar só com adulto responsável, no colo, e com o adulto com água só até próximo ao joelho! Do contrário, um acidente gravíssimo pode acontecer! Mar não é lugar de criança!

Praias lotadas: praias lotadas são estressantes para as crianças,pois elas não tem espaço para aproveitar. Além disso, é necessário muita atenção com a segurança de seu filho próximo a desconhecidos. Muito cuidado com seqüestros.

Trânsito: Crianças maiores adoram desafios, principalmente correr. Muito cuidado na hora de seu filho atravessar as avenidas próximas às praias!

Falta de água e alimentação adequada: Praia é lugar para relaxar, mas a alimentação do pequeno não pode mudar! Muita atenção com excessos de doces e delícias da praia. Sempre dê água para seu filho, para evitar a desidratação.

criança na praia

Dicas práticas para garantir a segurança de seu filho na praia

  • Converse bastante com seu filho, explicando que a praia é lugar para se divertir, mas que é preciso cuidado
  • Não o deixe sozinho ou com estranhos, sob hipótese alguma
  • Se ele sair correndo ou te desobedecer, volte para a casa ou hotel e explique para ele o porquê ele merece o castigo: sua vida é muito mais importante do que a praia
  • Confie o trabalho de protegê-lo a seu marido e parentes que acompanham a viagem: assim fica mais fácil!

Tenha uma ótima diversão!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios