Dicas Para Acabar Com o Enjôo na Gravidez

As alterações hormonais são a principal causa dos enjôos durante a gravidez. Veja como amenizá-los com as nossas dicas.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Os enjôos são um dos principais sinais de gravidez para 70% das mulheres, especialmente nos primeiros 3 meses de gestação. Ainda não há um fator definitivo que desencadeie esses enjôos, mas algumas teorias culpam o aumento da produção do hormônio progesterona, responsável por manter a gravidez. Ele faz com que o estômago fique mais preguiçoso e, por isso, algumas mulheres enjoam e até vomitam. Por outro lado, outros estudos dizem que o aumento do hormônio gonadotropina coriônica seja o motivo dos enjôos. Enquanto os cientistas não se decidem, o melhor a fazer é prestar atenção a essas dicas para acabar com o enjôo na gravidez e sentir-se melhor para enfrentá-la com saúde:

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Coma Algo Antes de Sair da Cama

Os enjôos durante a gravidez são mais comuns no período da manhã, quando o estômago está vazio. Portanto, antes de levantar da cama, coma algum biscoito água e sal ou pedaços de frutas. Com os alimentos ricos em carboidratos, os enjôos podem ser amenizados durante todo o dia.

Mantenha o Estômago Cheio

Seguindo a mesma lógica acima, faça de tudo para manter o seu estômago sempre cheio. Para tanto, faça pequenas refeições a cada 2 horas, investindo em frutas, legumes e alimentos ricos em grãos integrais. Evite alimentos gordurosos, condimentados e ácidos para não acentuar as suas náuseas, mesmo que sinta vontade. Se for o caso, coma apenas um pouco, o suficiente para agradar o paladar.

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Fique Longe do Que Te Causa Náuseas

Um simples cheiro pode fazer com que a grávida fique com o estômago embrulhado. Ela pode amar bife acebolado, mas quando grávida, não pode nem imaginar comer um. Dessa forma, para não ter problemas, o melhor a fazer é evitar os alimentos e os cheiros não aceitos pelo seu organismo, mesmo que tenha que deixar a alimentação perfeita da gestante, afinal, é melhor que você consiga manter algo no estômago que engolir algo à força para depois vomitá-lo, não é mesmo?

Invista em Alimentos Frios ou em Temperatura Ambiente

Como os odores são mais fortes quando o alimento é quente, tente fazer refeições com produtos frios ou em temperatura ambiente. Sendo assim, invista em verduras, legumes e frutas, pois geralmente são bem aceitos por quem está nessas condições. Aos poucos, você pode tentar introduzir outros alimentos, mas sempre com cuidado.

Ingerindo Menos Líquido

Embora seja muito importante manter-se hidratada durante a gravidez, quando se sentir mais enjoada, evite consumir líquidos durante as refeições. Dessa forma, sobrará espaço no estômago para os alimentos que possam agir contra as náuseas.

Limão

Apesar de ácido, o limão é um dos melhores remédios contra os enjôos, pois combate a acidez estomacal. Se você não aprecia muito essa fruta, tente cheirá-la quando estiver com náuseas, que ela desaparecerá imediatamente. Porém, se gosta de limão, invista em chás gelados com limão ou use rodelas na água com gás.

Pulseira Antienjôo

Você pode encontrar a pulseira antienjôo em farmácias ou em lojas de produtos náuticos. Produzida em algodão, possui um botão de plástico que deve ser pressionado quando se sentir enjoada. Assim, ele acionará um ponto de acupuntura responsável pela náusea, o que elimina esse sintoma. Também pode ser encontrada sob o nome de pulseira de acupressão.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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