Dicas para Aliviar os Enjoos da Gravidez

Saiba como se livrar dos enjoos tão comuns na gravidez

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Após a confirmação do teste da gravidez, começam os preparativos para a chegada de seu filho. A ansiedade em si é um sentimento muito bom comparado aos sintomas que você vai ter de passar durante os 9 meses. Falando nisso, um dos sintomas que deixam as grávidas muito irritadas são os enjoos. Cerca de 70% das gestantes sofrem com as náuseas durante o primeiro trimestre da gravidez (há casos que os vômitos duram a gestação inteira.)

enjoo matinal

Mas não há porque você sofrer com esses enjoos. Há muitas dicas disponíveis por aí que você seguir para ajudar nessa fase crítica e chata. Os enjoos são um dos primeiros sintomas de uma gravidez, então é totalmente normal que você sinta esse tipo de mal estar. Sabe o que causa os enjoos? A progesterona! Ao mesmo tempo em que é responsável pela gestação, esse hormônio provoca lentidão no trato gastrointestinal, provocando esse sintoma. Geralmente esses enjoos acontecem durante a manhã, sendo chamados de enjoos matinais, mas não é regra. Os enjoos também podem ocorrer mais frequentemente em duas fases da gestação: o final do segundo mês (semana oito) e o final do quinto (semana vinte) mês lunar.

Driblando os enjoos

Quem é que não quer sabe algumas dicas para driblar esse mal estar tão inconfortável na sua casa? Por isso, algumas dicas serão expostas para que a mamãe consiga evitar ou aliviar (pelo menos) esse sintoma. Vamos a eles?

  •  Após as refeições opte por fazer algum exercício físico ou ficar de pé por muito tempo. Ficar deitada após a alimentação pode provocar enjoos.
  •  Uma das regras que qualquer gestante deve evitar é: retirar da sua rotina alimentos gordurosos, alimentos condimentados e açúcares, isto é, qualquer alimento de difícil digestão.
  • Esteja hidrata, mas nem tanto! Sabia que a água pode provocar esse mal estar? Pois é, experimente espremer uma fatia de limão misturado com água.
  •  Nada de estômago cheio 24hs por dia! Alimente-se cautelosamente de duas em duas horas!
  • Sabia que estômago vazio logo de manhã piora o enjoo? Vendo pelo fato de que de ficamos sem nos alimentar durante a madrugada inteira, é necessário se alimentar antes mesmo de levantar da cama. Então para seu café da manhã na cama, opte por frutas e biscoitos ricos em carboidratos. Ambos amenizam esse sintoma.
  • Chá de Gengibre, erva doce ou hortelã podem a aliviar os enjoos.
  • Na hora da refeição prefira alimentos gelados e de temperatura ambiente. Também coma em um lugar calmo. Não se esqueça de mastigar bem!
  • Sem perfume ou produto de limpeza perto de você!

enjoos

  • Algumas grávidas se sentem melhores após um acompanhamento na acupuntura e pilates.
  • Não deixe de se alimentar! Faça refeições fracionadas, com uma quantidade menor de alimento!

Resolvendo a questão

Os enjoos, mesmo sendo sintomas normais durante a gestação, podem ser driblados a partir dessas dicas aqui prescritas. Tente fazer em casa. Caso não funcione, procure seu ginecologista, talvez ele possa prescrever a você algum medicamento que combata aos enjoos matinais! Pense que os enjoos não serão nada comparado a felicidade que se estampará em seu rosto quando seu filho vir ao mundo!

Para mais dicas, assista ao vídeo abaixo:

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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