Dicas para Fazer do Seu Filho uma Criança Super Feliz

Aprenda hábitos simples para fazer seu filho mais feliz

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Crianças

Não há nada melhor do que o prazer de ver um sorriso do seu bebê ou a tranqüilidade de saber que seu filho está feliz, não é mesmo?! Não importa a idade, para uma mãe, a felicidade dele ou dela é um dos maiores desejos e desafios.

Em meio a tantos desafios que a maternidade apresenta, o que fazer para que seu filho ou sua filha seja uma criança super feliz? É fácil? Nem sempre, mas é possível! E você terá que agir!

bebê feliz

Ao contrário do que a maioria das mães querem ouvir, a felicidade não é algo que você possa dar de presente para seu filho ou obrigá-lo a aprender. A felicidade é um sentimento conseqüente de uma série de outros, como equilíbrio, serenidade, tranqüilidade, aprendizado e vitória perante desafios.

Complicou? Não entre em pânico, preparamos algumas dicas para você!

1. Seja uma mãe feliz:

É isso mesmo, a felicidade é contagiosa! Pesquisadores de Harvard e da Califórnia, nos EUA, descobriram que quando uma pessoa está próxima a outra que está feliz ou alegre, ela tende a se contaminar com a alegria e ficar feliz também!

2. Brinque com o seu filho desde pequeno:

Brincar com seu filho estimulará a capacidade criativa dele e lhe ensinará desde cedo que você é uma ótima companhia.

3. Incentive-o a aprender e a tentar:

Desde cedo, incentive seu pequeno a aprender novas coisas e tentar. Dessa forma, ele não se sentirá reprimido perante os desafios.

4. Ensine responsabilidades:

A cada responsabilidade ou desafio enfrentado, ele aprenderá que é possível alcançar metas.

5. Reconheça seu esforço e suas vitórias:

Desde os primeiros passos, as primeiras palavras, a primeira dança, o primeiro desenho, reconheça o esforço de seu filho.

6. Deixe ele te ajudar:

Entenda, para seu filho você é um mestre! Todas as suas atitudes e tudo o que você faz é exemplo para ele. É natural ele querer te ajudar. Permita (sempre com muita segurança, é claro!).

7. Dê liberdade para ele:

Toda mãe quer proteger o seu filho de tudo o que é ruim. Mas toda criança tem um mundo a descobrir, e todo adolescente e todo adulto tem um mundo a conquistar. Ensine seu filho os caminhos que ele pode seguir e dê liberdade a ele. A liberdade com responsabilidade será perfeita para que ele alcance tudo o que almeja em todas as fases de sua vida.

8. Seu filho não tem obrigação de ser feliz o dia todo:

Exatamente. Seu filho tem outras sensações e sentimentos e é sua obrigação orientá-lo a como lidar com isso. Seja tristeza, raiva, cansaço, irritabilidade, cabe a você mostrar a ele que isso é normal e ensinar como agir.

maternidade

9. Ouça o que ele tem a dizer:

Dê liberdade para seu filho se expressar e considere o que ele tem a dizer.

10. Cultive boas ações:

Ensine ao seu filho boas ações e a ser solidário e respeitar as diferenças. O mundo é grande: respeito, compaixão e nada de preconceitos é o segredo!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios