Dicas para Fazer o Pai Também se “Sentir Grávido”

Saiba como fazer seu companheiro se "sentir grávido"

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas

Mulher sofre, não é mesmo? A pressão social para os cuidados pessoais, por exemplo, é muito maior para a mulher. Ela tem de estar sempre com as unhas feitas, cabelos arrumados, pele impecável, aparência ideal. As mulheres sofrem também com grandes alterações hormonais todos os meses devido à menstruação. Estas alterações provocam mudança de humor, dores abdominais e etc.

Como se já não bastasse, ela tem de sentir tudo sozinha em relação à gestação e parir um filho que além dela é do marido também. Injusto? Muitas acham que sim. As coisas poderiam ser melhor equilibradas e divididas com o parceiro para que a mulher se sentisse mais segura e não sofresse tudo sozinha. Já pensou em dividir a dor do parto pela metade num aperto de mão?

pai e mãe

É, nem a ciência será capaz de inventar tal mecanismo. Então, o jeito é apelar para algumas manobras possíveis para fazer com que o pai se torne mais íntimo deste momento tão íntimo da mulher que é a gravidez.

Atitudes que aproximam o pai da mulher grávida e melhoram a experiência da gravidez para os homens

  • Demonstre dependência. Provavelmente você cresceu ouvindo que o melhor era ser independente e não depender de ninguém pra nada, muito menos de homem. Este conselho continua valendo, porém, especificamente nesta etapa de sua vida seja dependente sim. Dependa de seu companheiro para tudo. Para ir às consultas ao ginecologista, para comprar o enxoval, para realizar os desejos típicos de grávidas, para escolher o nome do bebê e etc.
  • Exalte e elogie sempre. Sempre que você perceber um comportamento que o aproxime de você ou do bebê neste momento da gestação. Todos gostam de ser elogiados e a tendência é repetir os comportamentos para continuar recebendo elogios.
  • Fale bem do seu pai. Se você teve boas experiências com o seu pai na infância este é o momento de compartilhar isso com seu parceiro. Se, infelizmente, as experiências foram negativas, compartilhe também. Explique como sofreu e teve de superar a ausência do pai, ou um pai muito autoritário por exemplo. Sua fala irá estimular o parceiro a pensar sobre suas atitudes futuras enquanto pai.

Dicas sobre o que não dizer ao futuro pai do seu bebê

  • Você tem que mudar o seu jeito para virar pai. É difícil as pessoas mudarem só porque alguém diz que têm que mudar. Talvez o melhor seja dizer especificamente sobre algum comportamento que seria melhor que o filho não convivesse, como por exemplo, bebida e cigarro em demasia.
  • Agora você será pai, não tem tempo para amizades. Todos devem ter tempo para amizades. Se você tentar proibir muita coisa usando de chantagem emocional, poderá afastá-lo ao invés de aproximá-lo de você e do bebê.
  • Precisa conseguir mais dinheiro. Nunca pressione um homem a trabalhar mais e mais para garantir o sustento da família. Homens são muito orgulhosos e dizer-lhes isso na cara é um tiro no pé. Se você vê possibilidades da situação financeira melhorar, converse aos poucos, mostre o caminho de modo sutil.

paternidade

Nunca se esqueça do carinho. O carinho que um deve ter com o outro, mesmo que seja só por alguns minutos durante a noite. Fará muito bem para a futura mamãe e com certeza para o bebê que sentirá todo o amor que o espera fora da barriga.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios