Dificuldades Para Engravidar

Há vários motivos pelos quais um casal não consegue engravidar. Por isso, o melhor a fazer é procurar um especialista para resolver o problema o mais breve possível.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Infelizmente, cerca de 15% da população tem muitas dificuldades de conceber um bebê, por diversos motivos. Normalmente, a culpa recai sobre a mulher, mas o homem também precisa fazer uma investigação médica para saber se ele não possui algum problema de saúde que possa ter causado a sua infertilidade. Entretanto, muitos dos problemas para engravidar podem ser resolvidos com medicamentos, descanso ou cirurgias. Portanto, se você está demorando muito para engravidar, o melhor a fazer é você e o seu marido procurarem um médico para começarem a realizar os exames e, assim, poder agir sobre a dificuldade. Dessa forma, saiba quais são as principais dificuldades para engravidar:

dificuldades-para-engravidar

Calor Excessivo Prejudica a Qualidade dos Espermatozóides

Pode soar estranho, mas homens que trabalham em cozinhas diretamente no fogão, que têm o costume de usar calças muito apertadas, que frequentam usualmente a sauna, que pedalam constantemente ou ficam muito tempo sentados no escritório acabam por prejudicar a qualidade dos seus espermatozóides, pois estes possuem grande sensibilidade ao calor. Por isso, se o seu marido trabalha ou tem um lazer que esquente os seus testículos, o melhor a fazer é pedir para que ele dê um tempo à atividade ou se movimente com mais freqüência para dar tempo de esfriá-los.

Ciclos Menstruais Irregulares

Um ciclo menstrual normal é de aproximadamente 28 dias, podendo ficar entre os 23 e os 35, porém, em algumas mulheres ele é totalmente irregular, sem que elas saibam exatamente quando será a sua próxima menstruação. E como o período fértil se encontra 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação, não há como saberem quando estão ovulando. Tal irregularidade pode ser causada por vários fatores, dentre os quais o hiper ou o hipotireoidismo, a síndrome dos ovários policísticos, a obesidade, o pouco peso, o desequilíbrio hormonal, as dietas inadequadas, o estresse e a proximidade da menopausa. Dessa forma, o ginecologista poderá te ajudar a encontrar a fonte do seu problema através de exames clínicos.

Medicamentos

Nos homens, medicamentos usados contra a úlcera ou para o coração faz com que produzam menos espermatozóides. Além disso, remédios para a pressão alta afetam a ejaculação e a capacidade do esperma chegar ao óvulo pela falta de mobilidade e alguns tipos de antibióticos para infecção urinária são responsáveis por inibir a produção de espermatozóides. Por sua vez, as mulheres que utilizam descongestionantes com frequência causam o ressecamento do muco cervical, essencial para a concepção, o que atrapalha a sua fertilidade.

Estilo e Hábito de Vida

Se você e seu marido realmente querem conceber uma vida, terão que mudar alguns hábitos de vida, como parar de fumar e de beber. Mulheres fumantes esgotam seus óvulos com mais rapidez que aquelas que não são, pois o tabaco modifica a produção de estrogênio, hormônio essencial para a fertilidade feminina porque atua na produção do muco cervical, que ajuda a chegada do esperma ao óvulo. Além disso, a nicotina no muco é capaz de matar os espermatozóides. Nos homens, o uso excessivo de álcool e de tabaco reduz a produção de espermatozóides.

Para completar, ambos devem manter um peso normal, ou seja, não devem estar nem abaixo nem acima do seu peso ideal, já que os homens têm níveis menores de testosterona e as mulheres, passam a não ovular normalmente. Por outro lado, o estresse também é um fator importante na vida de quem pretende engravidar, pois interfere na produção de espermas anormais e de hormônios femininos, o que pode gerar bebês com problemas de saúde.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios