Dor ao Urinar Pode Ser Gravidez?

A dor ao urinar pode ser sinal de infecção urinária causada pela enfraquecimento do sistema imunológico da gestante.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Será que estou Grávida

Quando uma mulher está grávida, vários sintomas podem fazer com que ela desconfie dessa situação. Os mais comuns são os enjôos matinais, a alteração de humor, o sono excessivo, a constipação intestinal e o aumento dos seios. No entanto, algumas mulheres relatam que sentem dor ao urinar e acham que pode ser um sinal de que estão gerando um bebê. Será que isso realmente procede? Para saber mais, leia esse artigo e descubra se a dor ao urinar pode ser gravidez:

dor-ao-urinar-pode-ser-gravidez

Dor ao Urinar é Gravidez?

Na realidade, a dor ao urinar não é um sintoma direto da gravidez, mas pode ocorrer devido ao enfraquecimento do sistema imunológico nos 3 primeiros meses de gestação. Assim, essas dores podem ser uma infecção causada por bactérias localizadas na flor intestinal, ou seja, uma infecção urinária. Portanto, se estiver sentido dores, consulte o seu médico para fazer os exames necessários e confirmar uma possível gravidez ou problemas urinários.

Principais Sintomas de Infecção Urinária

Muitas pessoas acreditam que o principal sintoma da infecção urinária é a ardência na hora de urinar, além da vontade mais constante de ir ao banheiro. Entretanto, a dor pode começar nos rins, pelo trato urinário, local em que a urina é produzida. Pode ser causada por bactérias localizadas tanto na vagina quanto na pele ou no ânus. E quando há uma gravidez, o ureter fica mais frouxo devido à alteração hormonal, causando a redução do fluxo urinário para a bexiga, o que deixa a região mais propensa a infecções.

Como Tratar a Infecção Urinária na Gravidez

Em primeiro lugar, você deve relatar os sintomas ao seu obstetra e fazer os exames necessários para confirmar a presença da infecção. Então, ele te receitará antibióticos próprios para gestantes para que seja seguro tanto para você quanto para o seu filho. Por isso, logo que sentir dores ao urinar, perceber pus ou sangue na urina, sentir muita vontade de urinar, vá correndo ao seu médico, porque quando a infecção não é bem tratada, pode provocar um parto prematuro.

Evite a Infecção Urinária

No entanto, a melhor forma de não sofrer e de não fazer a sua criança sofrer é, claro, evitar o aparecimento de uma infecção urinária. Para tanto, siga as seguintes recomendações: use sabonetes suaves e sem perfumes na região íntima; não segure a urina quando precisar ir ao banheiro; mantenha o organismo bem hidratado e limpe-se sempre passando o papel higiênico a partir da frente para que as bactérias anais não se espalhem pela vagina.

Por Que Sinto Vontade de Urinar a Todo Momento?

A maioria das grávidas sente vontade mais frequente de urinar, principalmente depois das 6 primeiras semanas. Isso acontece porque a bexiga não consegue mais se esvaziar completamente por causa da ação dos hormônios presentes na gestante. Por outro lado, no final da gravidez, o mesmo ocorre, mas devido à compressão da bexiga pelo feto, que diminui a sua capacidade de armazenamento, provocando a vontade de urinar constante. Sendo assim, se você estiver grávida, acostume-se às idas mais frequentes ao banheiro, pois valerá a pena depois de 9 meses!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios