Dores nas Costas na Gravidez

Conheça as causas do incômodo e o que fazer para aliviar o desconforto

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Muitas mulheres sofrem com a dor nas costas em algum momento da gravidez, em especial nos últimos meses. O problema pode acometer principalmente aquelas que já tinham dor nas costas antes de engravidar. Outros fatores de risco são: mulheres que já têm filhos, que ganham muito peso na gestação, que carregam muito peso, que sobem escadas ou ficam muito tempo sentadas ou de pé. Saiba que o uso de salto alto na gravidez também pode desencadear dores nas costas.

O desconforto acontece por conta das transformações pelas quais o corpo feminino passa para acomodar o bebê e para se preparar para o momento do parto. Alguns hormônios deixam os ligamentos da bacia e da coluna mais frouxos e o crescimento do bebê e aumento de peso da mamãe também são responsáveis pelo incômodo, porque a postura da mulher acaba se modificando para carregar todo esse peso extra, o que sobrecarrega a coluna.

dor na lombar

Na gravidez, a mulher pode apresentar dor lombar, que é a dor na região inferior das costas, podendo ou não se estender para a perna. A dor pode ser mais severa se a mulher ficar muito tempo sentada ou de pé, situação que pode acontecer no momento do trabalho.

Tipos de Dores

Outro tipo de dor é a dor pélvica, que é mais frequente entre as gestantes. A dor aparece entre o final da coluna e a bacia, podendo irradiar para o bumbum e coxa. Essa dor pode continuar até mesmo depois do parto e não alivia com repouso.

A dor ciática também pode surgir na gravidez, que é a dor no nervo ciático, que pode se irradiar para as pernas, como um formigamento. Há ainda a dor noturna e tem esse nome porque se manifesta à noite, quando a mulher vai se deitar. Ela é reflexo do cansaço do dia inteiro.

Como Aliviar a Dor?

Para aliviar as dores nas costas, a mulher pode utilizar bolsas de água quente ou tomar um banho quente. Colocar um travesseiro entre as pernas na hora de dormir, dormir virada para o lado esquerdo ou fazer uma massagem leve e relaxante também podem ajudar. Pergunte ao médico se você pode fazer uso de uma cinta especial para gestante.

dor nas costas

Atenção especial com a postura, seja em pé ou sentada. No trabalho, realize pequenas pausas, que ajudarão a diminuir o incômodo. Quando for se abaixar, acostume-se a flexionar os joelhos e deixar a coluna ereta. Na gestação, evite subir escadas, principalmente quando a barriga estiver muito grande ou carregar muito peso.

Procure usar sapatos baixos, mesmo que você tenha o hábito de usar salto alto.

É importante que a mamãe pratique atividade física, com exercícios de alongamento. Converse com o seu médico e veja quais as atividades que você pode realizar. Exercícios moderados, como hidroginástica, yoga ou caminhadas são recomendadas para as mulheres que estão começando a praticar alguma atividade física.

Apesar da dor, não se automedique. Relate o problema ao seu obstetra que irá prescrever o medicamento correto. Pense sempre na saúde do seu bebê.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



3 comentários

  1. Cintia Lombar

    Muito bem montado esse website. Ai nem me fale de dor na coluna, passei por situa

  2. Anônimo

    O meu caso come

  3. Anônimo

    Puxa vida nem me fale de dor na coluna, passei por coisas bem dif

Comente!




*Campos obrigatórios