Dores nos Seios na Gravidez

Maior sensibilidade das mamas marca o início da gestação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Será que estou Grávida

Mesmo antes de saber que está grávida a mulher pode sentir um desconforto nas mamas e pode até achar que é sintoma de TPM, anunciando a chegada da menstruação. Muitas vão só desconfiar que esperam um bebezinho se esse sintoma vier acompanhado de enjoos, cansaço, sonolência etc.. Com todos esses sinais, é hora de fazer o teste de gravidez.

Em algumas situações, o desconforto nos seios pode ser por conta de uso de pílulas anticoncepcionais.

Logo após a fecundação, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças físicas para se preparar e ter condições de acomodar o feto, fornecendo todos os nutrientes e espaço necessários para seu desenvolvimento. Uma dessas transformações acontece nas mamas logo nas primeiras semanas de gestação, por isso, as mulheres sentem alguma dor ou incômodo.

sutiã

Pode parecer cedo demais, mas nas primeiras semanas de gestação o organismo da futura mamãe já está se preparando para alimentar o bebê, com a produção de leite. Os seios da mulher ficam mais sensíveis, maiores e vão aumentando no decorrer da gestação, tudo por conta da ação de hormônios. Porém, cada mulher é diferente: algumas sentem uma mudança maior do que outras, principalmente se a gestação for do primeiro filho. E nada de ficar achando que porque seu seio cresceu pouco não terá leite suficiente para o bebê: a quantidade de leite não tem relação nenhuma com o tamanho da mama.

Na gestação, além de maiores, as mamas ficam com os mamilos mais escuros, com as veias mais aparentes e, em algumas mulheres, podem aparecer estrias, que surgem porque a pele se estica. Há mamães que podem sentir coceira e irritação também.

Utilize o Sutiã Certo

Para diminuir o desconforto, é importante a mulher escolher um sutiã que não aperte e não irrite a pele. Escolha modelos com tecidos confortáveis, que tenham ajustes de fecho, alças mais largas e sem armações. Uma boa ideia é utilizar um top de ginástica, que não aperte. Depois do parto, a mulher deve comprar sutiãs de amamentação.

Lave os seios somente com água e se for utilizar algum cosmético, utilize aqueles específicos para gestante e pergunte ao obstetra se não há problemas em utilizar determinado produto.

Outra preparação para a amamentação é a produção de colostro ainda na gravidez, depois da 12° semana. Nas últimas semanas, algumas mulheres conseguem ainda observar o colostro vazando. O colostro é rico em nutrientes e anticorpos e é o alimento do bebê nos seus primeiros dias de vida. Uma dica é visitar o pediatra ainda na gravidez e receber orientações sobre amamentação.

dor no busto

Preparação do Bico do Seio

Nas últimas semanas de gestação, a mulher pode preparar o bico do seio para amamentação, utilizando conchas específicas. Há ainda modelos dessas conchas para utilizar depois do parto, que evitam vazamentos e rachaduras nos seios. A preparação das mamas pode ser feita também com cremes específicos à base de lanolina ou com banho de sol por alguns minutos (antes das 10h e depois das 16h), que deixa a pele mais resistente.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. celeste irene nogueira francisco

    amei

Comente!




*Campos obrigatórios