É Possível Engravidar Com Laqueadura?
Embora seja muito difícil engravidar com laqueadura, ainda é possível. Mas se você realmente quiser ter outro bebê, há como revertê-la.
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Métodos Contraceptivos, Saúde
Se você achou que não gostaria mais de ter filhos e optou pela laqueadura, mas agora se arrependeu e quer aumentar o número de crianças em casa, fique tranquila, pois há solução para o seu caso. A cirurgia para fechar as tubas uterinas é fácil e rápida, porém, a de reversão, apesar de não ser assim tão simples, oferece 80% de chances de a mulher voltar a engravidar, contanto que haja condições favoráveis. Portanto, se você se arrependeu de ter amarrado as tubas, saiba se é possível engravidar com laqueadura:
Chances de Engravidar Com Laqueadura
Se você fez a laqueadura e mesmo assim acha que está grávida, saiba que, apesar de serem poucas, há chances de engravidar com laqueadura sim. Conforme pesquisas, existe uma pequena taxa que vai de 0,5 a 1% de mulheres que tiveram a reversão espontânea da laqueadura. Isso quer dizer que, entre 2 mil mulheres, pode acontecer com somente uma. No caso da pílula anticoncepcional, essa chance aumenta para 3 mulheres em cada grupo de 100.
Como Reverter a Laqueadura
Porém, se você fez a laqueadura e deseja engravidar, a sua solução é a cirurgia de reversão, que é realizada por laparoscopia, na qual as tubas uterinas são religadas por uma sutura. Nessa mesma cirurgia, a região cicatrizada por causa da laqueadura também pode ser retirada. Para tanto, deve ser aplicada uma anestesia raquidiana ou peridural e a mulher já terá alta em 24 horas após 3 ou 4 horas de cirurgia.
Vou Demorar Para Engravidar?
Depois da cirurgia de reversão, a mulher deverá esperar por um prazo de 30 dias para ter a fertilidade confirmada, assim que o ciclo menstrual se completar. Embora tenha 20% menos chances de engravidar, é comum que as pacientes consigam se fertilizar dentro de um período de 12 meses.
Todas Podem Fazer a Cirurgia de Reversão?
Infelizmente, não são todas as mulheres que podem recuperar a fertilidade. Isso porque, para realizar a cirurgia de reversão, é necessário que o final das tubas esteja preservado desde o momento da realização do procedimento. Além disso, a tuba não pode estar dilatada, afinal, na laparoscopia, serão feitos cortes pequenos por onde serão inseridos os instrumentos e a microcâmera para auxiliar no religamento das trompas. Outros casos em que a cirurgia pode não causar efeito são de tubas dilatadas, doentes ou com cicatrizes, que reduz o seu sucesso.
Pense Bem Antes de Optar Pela Laqueadura
Se você está somente pensando em fazer uma laqueadura, pense com muito carinho sobre essa decisão, pois esse é o método mais complicado de ser revertido. Portanto, converse seriamente com o seu parceiro e com o seu ginecologista, que te orientará com relação ao arrependimento e às consequências. Além disso, algumas mulheres mergulham em depressão ao pensarem que são inférteis. Desse modo, caso não esteja muito certa da sua decisão, escolha métodos contraceptivos de longo prazo como o implante hormonal ou o DIU (Dispositivo Intrauterino), que são bastante eficazes e podem ser facilmente revertidos, além de evitarem a gravidez por até 10 anos.

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.