É Possível Estar Grávida e Menstruada ao Mesmo Tempo?

Uma mulher grávida pode menstruar normalmente?

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Muitas mulheres não sabem se é possível estar grávida e menstruada ao mesmo tempo. Por ser uma dúvida clássica, é sempre bom entender esses aspectos antes de ser surpreendida com uma notícia que você não estava esperando. Todo final do mês ficamos com cólica, mal humoradas e um pouco bipolar. O sangramento é o início de nossa menstruação, mesmo sabendo que uma semana antes temos a terrível TPM (Tensão Pré-Menstrual). Quando não sangramos, já começa a paranoia e muitas questões começam a ser revistas, nos questionando sobre uma possível gravidez  planejada ou não.

Há muitos casos em que a mulher não sabia que estava grávida até o 7º mês de gestação, pois estava menstruando! Há outros que o sangramento chega a ser tão intenso que ocorre um aborto (mesmo que a mulher não saiba da gravidez). É muito relativo o sangramento. Depende muito do organismo das pessoas e dos motivos que levarama o sangramento. Por via das dúvidas, procure um médico!

grávida menstruada

Você está grávida!

A notícia chegou e você descobriu que por 9 meses você carregará uma sementinha em seu útero! Geralmente, a menstruação tende a parar, mas há casos que a própria cólica e o sangramento podem ser sinais da gravidez. Então, é normal nos primeiros meses, um sangramento leve, que é chamado de escape (spotting). Não se preocupe!

Além disso, seis dias após a fertilização, é possível que você sangre de maneira leve também, indicando que seu óvulo está se implantando na parede do útero. Assim, durante dois dias (ou menos) é normal ocorrer esse tipo de sangramento. Entretanto, com essa intensidade de sangramento, após a confirmação da gravidez, pode dificultar a previsão de data do parto de seu querido filho. Mas há exames na medicina moderna que podem ajudar. Outro problema que pode levar ao sangramento são as infecções no sistema reprodutor ou no colo do útero.

Caso o sangramento continue com maior intensidade, pode ser caso de aborto espontâneo, provocando dores muito fortes no abdômen (parecido com cólicas menstruais). Outro caso é o fato de ocorrer dores intensas na parte de baixo da barriga, em apenas um dos lados, podendo desenvolver uma gravidez ectópica (quando o óvulo já fecundado se encontra nas trompas, não no útero, podendo se desenvolver por 2 meses, até que ocorra o desprendimento, rompendo e ocasionando o sangramento).

Nas últimas semanas de gravidez pode ser que o sangramento comece a ficar mais intenso, indicando o trabalho de parto prematuro.

gravidez esperada

O Resultado

Sim, você pode “menstruar” e estar grávida ao mesmo tempo! E mais: se a grávida tiver sangramento e estiver tendo febre e cólica, é necessário procurar um médico na mesma hora! Em todos os casos descritos é de extrema importância que você procure ajuda médica, independente do tipo de sangramento. Não se preocupe ou fique neurótica caso um sangramento comece a acontecer. Permaneça calma e respire fundo: tudo vai dar certo! Gravidez é um momento mágico que não deve ser considerado um estorvo ou algo ruim. Afinal, é uma nova vida que está crescendo dentro de você! Fique feliz!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



4 comentários

  1. luana

    Posso saber si estou gravida por um exame de sangue ki fiz pra saber se tenho reumatismo?da pra saber se estou gravida?

  2. aline

    estou menstruando normalmente mas meus seios sai leite des de agosto de 2013 e agora em março sinto muitas dores no quadril e virilia sinnto falta de ar e desconforto quando estou com dor parece uma dor de comtraçao mas fiz exame recentemente de urina e deu negativo mas a dois dias atras tive um pequeno sangramento e nao estou perto de menstruar sera que posso estar gravida sem sabe pois fiz as contas desde que meus seios começaram a sair leite que foi agosto do ano passado ate agora estou indo para os 8 meses e essas dores aparecendo com frequencia ai meu deus alguem me ajude

  3. Andréia Gomes Bomfim

    estou grávida de 5 semanas fui assaltada em pleno dia de domingo na hora não fiquei tão nervosa mas o segundo dia do assalto coomecei a ter sangramento fui ao médico ele fez uma trans vaginal ainda não dava pra ver o feto ele pediu pra repousar e procurar o meu médico do pré- natal procurei o médico que me passou um remédio para interromper o sangramento mas sinto que não vai dar tempo pois o remédio nao tem na farmácia mas próximo de onde moro e meu marido foi comprar em outra cidade…entreguei nas mãos de Deus vou esperar Nele.

  4. Talita

    estou com todos os sintomas de gravidez , porem estou menstruando a 3 dias fiz o teste de farmácia deu 2 faxinhas uma delas estava mais clara , eu poço esta gravida ?

Comente!




*Campos obrigatórios