Emagrecimento Pós-Parto: Primeiros Passos
Após o parto, é hora de começar a cuidar do seu corpo para que ele volte a ser como antes. Vamos aos primeiros passos:
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas
Agora que você finalmente tem o seu lindo bebê no colo, pode se preocupar com o seu corpo. Não tem jeito, pois mesmo tendo se cuidado bastante durante a gravidez, havia uma “pessoinha” no seu ventre, e deixou resquícios. A alta liberação de hormônios causa imensas mudanças no organismo, inchando-o. Por isso, está na hora de começar a se cuidar com os primeiros passos do emagrecimento pós-parto.
Não Deixe de Amamentar
O aleitamento materno, além de estreitar ainda mais o vínculo entre a mãe e o bebê, ajuda a queimar calorias. Você pode não acreditar, mas para produzir leite e amamentar a criança, o corpo queima cerca de 500 calorias por dia. E não se esqueça de que até os 6 meses, o leite materno é o alimento indispensável para o bebê, já que o protege de doenças e faz com que ele cresça forte e saudável.
Cuidado Com a Ansiedade e o Estresse
Pode ser difícil evitar a ansiedade e o estresse com um bebê recém-nascido, principalmente se essa for a sua primeira experiência. O bebê acorda a todo momento e chora sem que você saiba o motivo. No entanto, se você pretende voltar a ter o corpinho de antes, tente se controlar, pois esses sentimentos levam à liberação de cortisol, hormônio que aumenta a gordura corporal. Então, quando se sentir nervosa, respire fundo e conte até 10, imaginando que essa é uma fase temporária e que, afinal, você tem um grande presente nas mãos: seu filho, e ele merece uma mãe calma, paciente e atenciosa.
Ao Invés de Dietas, Alimentação Correta
Esse não é o melhor momento para você fazer dietas, especialmente as restritivas, já que o seu corpo precisa de todos os nutrientes para produzir o leite, para que você tenha energia para suportar as noites mal dormidas e a correria por causa do bebê.
Ao invés de reduzir a alimentação, coma mais vezes ao dia e escolha os alimentos corretos como frutas, verduras, legumes, oleaginosas e sementes. Por outro lado, tente evitar o açúcar, a farinha de trigo e as frituras que, além de fazerem você engordar, poderão causar malefícios tanto à sua saúde quanto à da criança, visto que ela se amamentará do leite produzido pelo seu organismo.
Beba Muita Água
Tanto para a produção do leite quanto para reduzir a retenção de líquidos, é muito importante que você ingira muita água durante o dia, no mínimo 2 litros. Além disso, invista nas bebidas e alimentos diuréticos como frutas, chás e sucos detox.
Outra vantagem de beber líquidos é a de que eles retiram as toxinas do corpo, o que evita o aparecimento da temível celulite, que costumam surgir ou aumentar após a gravidez.
Atividades Físicas?
Sim, depois de ter o seu bebê, é possível fazer atividades físicas sim. No entanto, sempre é mais prudente consultar o seu obstetra primeiro porque tudo vai depender de como foi a sua gestação e o seu parto.
Para as mamães que acabaram de ter o seu bebê, os melhores exercícios são a caminhada, o Yoga, o Pilates e a hidroginástica, que são mais leves e relaxam a mente. Mas se preferir outros esportes, fica a seu critério, porém, comece devagar para não ter problemas.

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.