Exames do 1º Trimestre da Gravidez

Check up completo e ultrassonografias são realizadas nessa etapa

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Exames, Gravidez, Saúde, Semana a Semana

Você descobriu que está grávida e, no início do pré-natal, o médico realiza uma série de exames para checar seu estado geral e para acompanhar as condições do embrião.

O primeiro trimestre de gestação é um período bastante delicado, em que a mulher deve ter atenção e cuidado redobrado para que não sofra um aborto espontâneo. Por isso, é essencial o acompanhamento do obstetra que vai passar todas as orientações para que você comece a sua gravidez de forma tranquila. É também a fase em que os sintomas como enjoos e vômitos são mais intensos.

Check-up completo

exames do 2o trimestre

A primeira verificação é quanto ao tipo sanguíneo e fator Rh (negativo ou positivo), para diagnosticar se não vai haver alguma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do filho. A verificação é necessária, pois caso o pai seja Rh positivo e a mãe negativo, o filho pode nascer Rh positivo e ser incompatível com a mãe. Isso não traz problemas para o bebê na primeira gravidez, mas a mãe já recebe uma vacina na 28ª semana e após o parto para não trazer riscos ao bebê da gravidez seguinte.

É realizado um hemograma completo, que checa a condição de saúde da mulher, principalmente se ela está com anemia ou tem alguma infecção. É pedido exame de glicemia, que verifica o nível de açúcar no sangue e exame para verificar o funcionamento da tireóide, por meio da dosagem de hormônios específicos.

No exame, também são verificados se a mulher apresenta o vírus da Aids e anticorpos que apontam se ela já teve alguma doença, como toxoplasmose, rubéola, hepatite B, citomegalovírus e sífilis. São doenças que podem trazer malformações para o bebê. Em relação à rubéola, é necessário que a mulher já esteja vacinada. Caso ela não tenha tido toxoplasmose anteriormente, deve se precaver não consumindo alimentos crus sem saber se foram devidamente higienizados e, se tiver gatos em caso, não entrar em contato com as fezes do animal.

Nesses exames, é necessário que a mulher esteja em jejum.

O médico pede ainda um exame de urina, que verifica infecções, que podem trazer problemas para a gestação e pode solicitar também um exame de fezes para checar se a mulher apresenta alguma parasitose.

Esses são os exames de rotina para todas as grávidas, mas caso a mulher apresente algum histórico familiar de doenças genéticas, seja hipertensa ou diabética ou tenha mais de 35 anos, o obstetra pode solicitar outros exames para prevenir possíveis riscos na gestação.

Ultrassons

exames do 1o trimestre

A primeira ultrassonografia vai verificar a presença do embrião no útero e sua localização. A mãe consegue também ouvir os batimentos cardíacos do bebê, um momento de muita emoção. Nesse primeiro momento, o médico consegue calcular a idade gestacional.

Entre o final do primeiro trimestre e início do segundo, é realizado o exame de translucência nucal, também um ultrassom, que mede o tamanho da nuca do bebê e aponta se há alguma alteração cromossômica, como Síndrome de Down. Caso seja observado algum risco, o médico pede algum exame específico para tirar a dúvida.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios