Gravidez após uma Cesariana

Engravidar muito próximo a um parto por Cesária anterior pode ser muito arriscado para a mamãe e seu bebê.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto, Problemas

Essa é uma dúvida que incomoda muitas mulheres que foram mães através do parto por Cesariana, principalmente por aqueles que não costumam utilizar métodos contraceptivos para controlar os riscos de ficar grávida. Ao recorrer aos conselhos médicos, descobrimos que há uma grande contradição nas orientações desses profissionais, e devido a essa contradição as mulheres ficam ainda mais confusas.

Para solucionar esse problema de informação devemos conhecer os motivos dessas orientações e todos os riscos que envolvem uma próxima gravidez após a Cesária, para podermos traçar uma margem de segurança para permitir uma próxima gravidez.

gravidez pós cesariana

O tempo de engravidar novamente

A primeira recomendação para a mamãe que fez recentemente uma Cesária é que utilize o quanto antes algum método contraceptivo que lhe confira a segurança de não engravidar logo nos primeiros meses após o parto. O uso da camisinha, pílula ou qualquer outro método que evite a gravidez será essencial para que essa mãe se previna de todos os riscos de uma nova gravidez muito próxima.

Para as que pretendem engravidar e partir para o segundo filho, a recomendação dos médicos é que espere pelo menos 09 meses após a operação de Cesária do primeiro parto. Esse é o prazo recomendado pela maioria dos médicos, mas uma boa parte deles defende que a segunda gravidez pode seguir em segurança somente após 18 ou 24 meses, para que o corpo da mãe possa se recuperar de forma adequada, fornecendo as condições ideais para o desenvolvimento e o nascimento do próximo filho.

Todo esse prazo é aconselhado principalmente pelas cicatrizes geradas pela Cesária anterior, que demoram muito tempo para serem totalmente constituídas pelo nosso corpo. Antes desse prazo de segurança a cicatriz ainda está frágil, e o útero ainda não está preparado fisicamente para receber uma nova vida. O rompimento dessa cicatriz pode ocorrer tanto na gestação como também (e principalmente) na hora do parto, e seria um problema muito difícil de contornar. O risco de rompimento na gravidez logo 03 ou 05 meses após a Cesária é grande, e não é aconselhado a nenhuma mamãe tentar, mesmo que a vontade de ter mais um filho seja grande.

gravidez depois de cesariana

Outros problemas relacionados

Anemia

Se a gravidez se configurar logo após o primeiro parto, a mãe poderá sofrer de anemia ferropriva, já que o seu organismo não teve tempo de recompor as reservas de ferro necessárias à nutrição do bebê anterior.

Placenta prévia

Esse problema ocorre quando a placenta fica posicionada mais próxima do colo do útero, e gera diversos riscos à mãe e ao bebê, inclusive com a possibilidade de aborto.

Parto prematuro

Devido também à falta de preparação do corpo da mãe e do útero para uma nova gravidez, o novo bebê pode nascer abaixo do peso ou até mesmo prematuro.

O parto natural

Uma forma de evitar qualquer problema relacionado à Cesária é optar pelo parto natural. Há hoje diversas formas de evitar a dor no parto natural, e essa dor não deve mais ser motivo da escolha da Cesária pelas mamães. Mesmo que o seu médico recomende a Cesária (como fazem muitos médicos descomprometidos e incompetentes), tente o parto natural se você tiver condições.

Os benefícios à mãe e ao bebê são inúmeros, como o menor risco de infecção, o menor tempo de internação e a rápida recuperação, o estreitamento dos laços maternos com o seu filho, o aumento da imunidade do bebê (prevenindo doenças pelo resto da vida), e a recuperação mais rápida do útero, o que favorece a questão tratada nesse artigo.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



4 comentários

  1. aline da silva coca

    Oi meu nome e aline tenho 21 anos,bom eu engravidei duas vezes,a 1 foi em novembro de 2014 mas o feto parou de se desenvolver entao fizuma curretagem em janeiro 2015 e entao a segunda gestaçao veio em março mas infelizmente desta vez nao havia o feto entao fui novamente submetida a outra curretagem mas como havia feito uma recentemente meu utero estava sensivel e acabo perfurando ai fui submetida a uma cesariana para fechar o utero,como nao houve uma gestação com feto queria saber se posso engravida depois de nove meses da cesariana desde ja agradeço

  2. rosangela

    tenho 7 cesaria quais sao os risco se eu engravida de novo depois de10 anos

  3. ESPERANÇA MAMBO

    Oi meu nome Esperança eu tive o meu segungo filho co um cesariana mas passando 4anos eu fiquei denovo gravida depois d 42 semana no dia 31/01/2016 eu tive parto normal mas infelizmente eu perdi a minha abençoada quero engravidar de novo quero saber quais sao os ricos porq o meu medico me disse q tenho q fazer 2 anos mas eu nao aguentou eu preciso recuperar a perca com ajuda de Deus .

  4. jane dias

    oi meu nome é jane tenho 29 anos eu engravidei em julho de 2015 em dezembro de 2015 descobri que meu filho estava morto então fui submetida a uma cesariana..eu estava com 5 meses de gestação… então gostaria de saber se posso engravidar agora em julho? por favor me tira essa duvida… desde já muito obrigada

Comente!




*Campos obrigatórios