Gravidez: Barriga Mole

A barriga mole é sinal de que o seu útero está se formando ou de que o bebê está se mexendo, mas em casos extremos, a solução é procurar por um médico.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Nos primeiros meses de gravidez, é comum que as mamães se sintam ansiosas por terem suas barrigas durinhas como realmente deve ser, afinal, uma nova vida se forma em seu ventre. Entretanto, algumas mulheres sentem alguma parte da barriga bem mole, seja na parte de cima ou de baixo e quando se deitam de costas na cama, percebem que ela simplesmente murcha, como se não houvesse nada dentro. Então elas se desesperam, achando isso incomum ou que estão com gravidez psicológica. Será que isso é normal? Saiba tudo sobre a barriga mole nesse artigo e tranquilize-se!

Gravidez-Barriga-Mole

Formação do Útero

Se essa é a sua primeira gravidez, é completamente normal que a sua barriga fique mole até aproximadamente a sétima semana, pois seu útero está se preparando para gerar uma vida. Nesse período, ele ainda é pequeno e mole e, por isso, externamente, a barriga pode murchar em algumas posições: deitada ou quando você se dobra para pegar algo na mesa ou no chão. Sendo assim, não se aflija, apenas aproveite esses primeiros meses, já que, quando sua barriga ficar durinha, você verá o quão incômodo ela se torna.

O Bebê Se Mexe

Além dessa explicação, existe outra que você deve ter ouvido falar: o bebê se mexe constantemente no útero materno, mesmo que ainda seja um feto. Ele vai se acomodando conforme os horários, os estímulos externos e o crescimento e a acomodação de alguns órgãos internos da mãe. Dessa forma, quando a barriga se encontra mole por fora, quer dizer que a criança foi parar nas suas costelas e está apenas com os pezinhos voltados para a frente ou vice-versa: cabeça na frente e pés atrás. Ou ele está em pé ou com a cabeça voltada para baixo, existem inúmeras opções para que isso aconteça. Portanto, nada de se preocupar, pois essa situação é bem comum e é muito melhor que o bebê esteja se mexendo, sinal de que está super saudável!

Gravidez-Barriga-Mole1

Casos Preocupáveis

Entretanto, se a sua barriga ficou mole após uma queda ou um choque brusco que envolvesse essa região, a melhor solução é procurar um pronto socorro imediatamente para saber se o bebê está bem. Como a mulher não está acostumada ao seu corpo mais pesado e maior, é comum que haja quedas ou choques no período da gravidez, o que pode ser extremamente traumático para o bebê. Dessa forma, não deixe de procurar o seu médico caso essas situações aconteçam durante a gravidez para evitar problemas futuros.

Ultrassom

Se você já passou da sétima semana e a sua barriga ainda se encontra muito mole, a solução é procurar pelo seu ginecologista obstetra para que ele faça um ultrassom no seu útero para saber se está tudo bem com o seu bebê. Essa é a melhor forma de você se tranquilizar em um dos momentos mais bonitos de uma mulher: a geração de uma vida. E para que a gravidez se desenvolva saudavelmente, é preciso haver um acompanhamento sistemático e rotineiro do crescimento e desenvolvimento do bebê por profissionais da área, afinal, uma mãe nervosa gerará filhos com problemas.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios