Gravidez Causa Tontura?

As alterações hormonais e as mudanças no corpo feminino são as principais causas da tontura durante a gravidez.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Como no início da gravidez acontecem inúmeras mudanças hormonais no organismo feminino, alguns sintomas tornam-se bastante comuns, mas dificilmente passam do terceiro mês de gestação. Náuseas, tonturas, ânsias e vômitos são os principais sintomas da gravidez e alguns não param no início, como as tonturas, que surgem por diversos motivos. Se você tem sentido muita tontura durante a gestação, entenda por que ela surge e como amenizá-la lendo esse artigo:

gravidez-causa-tontura

Por Que Tenho Tontura?

Bem no início da gravidez, é comum que as mulheres sintam constantes tonturas porque a pressão arterial tende a cair. Já no segundo trimestre, a sensação de tontura é provocada pela pressão realizada sobre os vasos sanguíneos pelo útero. Em outras fases da gravidez, essa vertigem pode ser ocasionada por longos períodos sem a ingestão de alimentos, o que leva a hipoglicemia; pelo excesso de calor; pela hipotensão postural, ou seja, quando o sangue não tem tempo hábil para chegar ao cérebro quando se levanta muito rápido; pelo excesso de tempo na posição deitada ou pela anemia.

Como Amenizar a Sensação de Tontura

Como essa sensação pode ter causas diversas, a melhor opção ao senti-la é sentar-se ou deitar-se para não cair e se machucar. Caso esteja em um ônibus ou em um local cheio de gente e abafado, procure tomar um pouco de ar pela janela ou no lado externo. Mas se estiver há muito tempo sem comer, belisque algo que contenha açúcar ou carboidrato simples como pão ou massa. Tenha sempre algo saudável para comer dentro da bolsa. Além disso, beba bastante água durante o dia (cerca de 2 litros) para se manter hidratada. Além disso, tente fazer tudo mais devagar para que a tontura não aconteça com tanta freqüência. Levante-se, sente-se e ande com menos velocidade para que o seu organismo se acostume com a posição em que está para evitar a vertigem.

Há Perigo nas Tonturas?

Os perigos mais comuns oferecidos pela sensação de tontura são os desmaios, as quedas e os ferimentos. Portanto, quando sentir que vai perder os sentidos, é importante que se deite sobre o lado esquerdo do corpo ou que se sente com a cabeça entre as pernas para que o fluxo sanguíneo se direcione para o cérebro, evitando essa sensação e mantendo-a acordada.

Quando Devo Procurar Um Médico

Caso a tontura venha acompanhada por dores de cabeça, palpitações ou visão embaçada, pode ser sinal de anemia severa ou de alguma doença mais grave que seja capaz de afetar a sua gravidez. Sendo assim, procure imediatamente por um médico obstetra para que os exames necessários sejam realizados o mais breve possível para agir sobre o problema ainda em seu início, tratando-o. Outro motivo para o surgimento da tontura podem ser alergias a algum produto ou alimento, à falta de ar e a outras causas não relacionadas diretamente à gravidez. Dessa forma, o acompanhamento médico é bastante importante para que os sintomas sejam sanados assim que possível e você tenha uma gravidez saudável.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios