Gravidez Dá Espinhas?

Com a maior produção de progesterona, a pele torna-se mais oleosa e, assim, surgem as espinhas durante a gravidez.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Muitas mamães nunca tiveram espinhas durante a adolescência e acabam se assustando quando percebem sua pele mais oleosa e com acne durante a gravidez. Isso acontece devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, que faz com que as glândulas sebáceas produzam mais oleosidade e, consequentemente, facilite o aparecimento das espinhas, especialmente no rosto, nas costas e nos seios, locais com maior concentração dessas glândulas. Se você está tendo esse problema, saiba como reduzi-lo para não ficar com marcas após o parto:

gravidez-da-espinhas

Por Que Estou Com Espinhas?

Se a sua pele sempre foi lisa, bonita e macia e agora que está grávida apareceram várias espinhas, não se preocupe, pois esse é um sintoma comum da gravidez, já que a produção do hormônio progesterona é aumentada para a melhor formação do bebê. Com isso, sua pele se torna mais oleosa e, se não for bem tratada, surgem as espinhas, também conhecidas como acne. Como as glândulas sebáceas se concentram mais na região do rosto, dos seios e das costas, as espinhas se fazem presentes nelas.

A boa notícia é que, nos últimos meses, os níveis de progesterona voltam a cair e as espinhas passam a sumir naturalmente.

Vou Ter Um Menino?

As crenças antigas diziam que, quando a mulher tem muitas espinhas durante a gravidez, é sinal de que o bebê será um menino. Entretanto, não há comprovação científica de que isso seja realmente um fato, mas não custa nada você fazer um ultrassom se estiver muito ansiosa por saber o sexo do seu bebê.

gravidez-da-espinhas1

Procure Um Dermatologista

Como alguns produtos contra a acne contêm ácidos que são facilmente absorvidos pela pele, não são indicados para serem usados durante a gravidez porque podem afetá-la. Dessa forma, a melhor opção para tratar das espinhas é procurando um dermatologista. Para tanto, diga-lhe que está grávida, pois somente assim ele poderá recomendar os melhores tratamentos para o seu caso sem prejuízos para você ou o seu bebê.

Ações Simples Para Tratar as Espinhas

Assim que consultar o seu dermatologista, há algumas ações simples que você pode fazer para que as espinhas não piorem. O primeiro passo é sempre lavar o rosto com um sabão neutro assim que perceber a sua pele mais oleosa e, quando notar uma espinha, mesmo que seja difícil se conter, não a esprema, pois poderá infeccioná-la e piorar o quadro. Se você pratica atividades físicas ou tiver suado demasiadamente após qualquer ação, tome uma boa ducha logo em seguida para que o suor não faça com que a acne não cause ardências.

Na hora de escolher um hidratante facial ou corporal, opte pelos não-comedogênicos, ou seja, aqueles que não obstruem os poros da pele. E o mais importante: se você tem o costume de usar maquiagem, retire-a completamente antes de dormir, já que os seus resíduos fecham os poros, facilitando o surgimento da acne. Use um bom demaquilante com algodão para retirá-la. Do mesmo modo, quando seu cabelo estiver sujo, não deixe com que ele caia em seu rosto porque estará cheio de impurezas que provocam o aparecimento da acne. Prenda-o em um rabo de cavalo e mantenha-o longe da face para permanecer com a pele bonita e sedosa.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios