Gravidez de Trigêmeos

Depois que passar a surpresa de saber que carrega 3 bebês em seu ventre, é hora de começar a se cuidar para que sejam saudáveis.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez

De repente, você e seu marido estão na sala de ultrassom e o médico começa a procurar pelo embrião. Entretanto, qual não é a surpresa dele quando não encontra apenas um, mas 3? Agora, imagine o susto dos pais? Pois é, engravidar de trigêmeos pode parecer uma grande maravilha, mas tem as suas particularidades e seus cuidados, que devem ser seguidos a risca para que nem a mamãe nem os bebês sofram durante a gravidez. Entretanto, se você ouvir todos os conselhos do seu médico e praticá-los, tudo correrá sem problemas e os seus filhos serão lindos e saudáveis como devem ser! Preparada? Então, saiba como lidar com uma gravidez de trigêmeos, mas antes de tudo, parabéns e felicidades em triplo!!!

gravidez-de-trigemeos

Quando Acontece?

É muito difícil que uma gravidez de trigêmeos aconteça naturalmente, mas raramente acontece. Normalmente, ela é fruto de um tratamento de fertilidade, quando vários óvulos são fecundados e implantados no útero materno. Dessa forma, é comum que mais de um óvulo se desenvolva, o que pode resultar em uma gravidez múltipla, que pode ser uma grande surpresa para os pais!

Calma! Não se Apavore!

Geralmente, a primeira reação do casal que descobre que terá trigêmeos é o pânico geral: como conseguirei cuidar de 3 bebês?, como comprarei fraldas?, como terei tanto dinheiro para a comida, para a escola e para as suas roupas? Calma, não fique nervosa, pois isso poderá prejudicar essas 3 vidinhas geradas em seu útero. O melhor a fazer é respirar fundo e ter a certeza de que vocês darão conta sim. E se precisarem, sempre haverá alguém que poderá lhes dar assistência, sejam a família, os amigos, o governo ou a internet, que hoje é uma ótima ferramenta para se arrecadar dinheiro!

Só Dê a Notícia Após o Primeiro Trimestre

Esse é um conselho dado também para quem está grávida de apenas um bebê, já que esse é o período mais crítico e o organismo pode colocar para fora ou reabsorver o embrião. Dessa forma, espere que os 3 se transformem em fetos para contar a notícia aos 4 cantos do mundo, sem medo ou problemas futuros, afinal, assim, você poupará muitas explicações chatas e tristes.

Siga as Orientações Médicas

Se a gravidez de um bebê deve ser tratada seriamente, imagine a de 3? As necessidades da mãe e dos bebês é bem maior e, por isso, seguir as orientações do obstetra é muito importante, pois ele tem toda a experiência e estudo suficientes para saber o que é melhor para vocês. Para começar, é preciso fazer bastante repouso, principalmente no primeiro trimestre, já que a barriga aumenta rapidamente, ganhando muito peso. Além disso, é muito comum que mamães de trigêmeos sinta falta de ar já no início da gestação devido ao aumento radical dos níveis de progesterona. Então, se o médico mandar você ficar quietinha, obedeça-o para o bem de todos!

Cuidado Com a Alimentação

Você que tem 3 bebês em seu ventre deve cuidar triplamente da sua alimentação. Retire a gordura, o açúcar e os industrializados das suas refeições para que as crianças sejam as mais saudáveis possíveis, pois é muito comum que o parto de trigêmeos seja prematuro. E não se esqueça de incluir muito ferro, porque há 3 seres em pleno desenvolvimento que demandam loucamente por esse mineral. No entanto, não se esqueça de outros nutrientes e vitaminas essenciais para uma gravidez saudável: ácido fólico, vitamina C, vitamina B2, magnésio, cálcio entre outros. Tome todos os suplementos vitamínicos que o seu médico lhe indicar e, se possível, faça um pouco de exercício, contanto que seja leve.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.