Gravidez e Saúde Bucal

Mamãe deve ir ao dentista para prevenir complicações na gestação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Saúde, Semana a Semana

Quando a mulher está grávida, além de realizar o pré-natal, é necessário que ela se preocupe também com a saúde bucal, que fica mais sensível neste período. Aliás, é recomendado para aquelas que estão tentando ter um bebê, visitar o dentista e fazer algum tratamento, caso necessário, antes mesmo de engravidar.

Se a mulher já engravidou e faz tempo que não vai ao odontologista, não precisa ter medo e deve agendar a consulta, que visa prevenir e tratar problemas bucais, garantindo assim o bom andamento da gestação.

Gengivite

Por conta das mudanças hormonais, a gestante pode desenvolver inflamação na gengiva, chamada gengivite gravídica, principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que causa irritação nas gengivas. Por isso, caso isso aconteça e você apresente sangramento na gengiva procure um dentista porque esse tipo de problema pode estimular a liberação de substâncias que podem desencadear o parto prematuro. Pode também fazer com que o bebê nasça abaixo do peso.

Muitas mulheres pensam que os dentes podem ter problemas na gestação porque o cálcio do organismo da mulher vai para o bebê. Isso não é verdade, mas para garantir todos os nutrientes para a saúde da mulher e desenvolvimento do feto, é necessário ter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, carnes magras e peixe.

Aliás, especialistas afirmam que caso a mulher apresente algum problema no dente, como cárie, é porque está descuidando da saúde bucal. Por isso, escove os dentes sempre após as refeições e utilize fio dental para tirar todas as sujeirinhas que ficam entre os dentes, o que evita infecções ou inflamações na gengiva. É bom maneirar nos doces para prevenir o aparecimento de cáries. Portanto, a receita é simples para evitar problemas bucais: é só aliar alimentação equilibrada e saudável, boa higiene dos dentes e visita periódica ao dentista.

As grávidas que usam aparelhos dentários devem ter cuidado redobrado com a limpeza da boca e visitar o dentista com mais frequência.

saúde oral

Não Deixe de Ir ao Dentista

Caso a mulher não tenha ido ao dentista antes de engravidar, pode procurar esse profissional na gestação e realizar o tratamento recomendado por ele. Porém deve informar que está grávida, para que ele tome todos os cuidados para essa situação e decida qual é o melhor momento para o tratamento.

Não é recomendado ir ao dentista no primeiro trimestre de gestação, em que há mais riscos para o bebê e a mulher sente muitos enjoos: o ideal é ir no segundo trimestre, em que a mamãe está mais calma sem tanta tensão com a chegada do bebê. Nos três últimos meses, a barriga começa a trazer alguns desconfortos e pode ser complicado ter que ficar muito tempo na cadeira do dentista. Um dos cuidados é com a anestesia, que é especial e indicada para gestantes. A mulher pode também realizar a radiografia na boca, mas deve utilizar a proteção de chumbo sobre a barriga.

Se tiver algum incômodo, seja na gengiva ou no dente, procure um dentista o mais rápido possível. Caso você tenha uma forte dor de dente, não se automedique, pois isso pode prejudicar o bebê.

A Dra Rosemary do Couto fez uma matéria sobre o assunto no site de site clínica onde mostra os mitos e verdades, cuidados e tratamentos para gestantes. Para ler a matéria, acesse:

saúde bucal

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios