Gravidez Indesejada

Acompanhe algumas dicas para evitar a gravidez

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Métodos Contraceptivos, Saúde, Será que estou Grávida

Apesar de ser o sonho de muitas mulheres, em algumas situações receber o resultado positivo de gravidez pode não ser a melhor notícia. Na maioria das vezes isso acontece porque a mulher se descuidou e não se protegeu com algum método contraceptivo na hora da relação sexual. Em outros casos, a mulher até se protegeu, mas mesmo utilizando um método considerado eficaz, ele falhou.

gravidez surpresa

O que fazer diante de uma gravidez indesejada? Primeiramente, procure seu parceiro para relatar o que está acontecendo para que, juntos, vocês possam se planejar para a chegada do bebê. Claro que não será uma conversa tranquila, mas você vai precisar do suporte do pai do seu filho para enfrentar a situação da melhor forma.

Agora, se isso não for possível, conte com o apoio da sua família – que pode ficar resistente no início, mas depois vai lhe dar a maior força – ou dos amigos. Apesar de ser um momento difícil, não é bom para você e para o seu bebê que você fique angustiada.

Com o resultado positivo em mãos, é hora de marcar a consulta com o ginecologista e começar o pré-natal. Você vai se acostumar com a ideia e começará a curtir a sua gestação.

Como evitar uma gravidez indesejada

Se você não se sente preparada para ter um filho, seja pela sua idade, estrutura familiar etc. ou porque já é mãe, mas quer esperar pela chegada dos irmãozinhos, o melhor é se proteger. São vários métodos existentes e você tem que escolher um de sua confiança.

Existe a tabelinha, que tem grandes chances de falha, porque o controle se dá pelo calendário, ou seja, você evita as relações sexuais no seu período fértil, em média, três dias antes e três dias depois da ovulação. Ele não é eficaz porque a mulher pode não saber o dia certo de sua ovulação.

Com o preservativo, a chamada camisinha, você estará protegida, mas dependerá do seu parceiro, no caso da camisinha masculina. Se quiser ter um controle da situação, use a camisinha feminina.

As pílulas anticoncepcionais também são bastante eficazes, mas você deve assumir o compromisso de tomá-las diariamente. Caso esqueça algum dia, deverá se proteger de outra forma na hora da relação. Antes de tomar, procure um médico, que lhe indicará a melhor pílula para você.

gravidez indesejada

As injeções hormonais são uma boa opção para quem também quer um método contraceptivo utilizando hormônios, mas não quer ou não pode tomar a pílula. Elas são aplicadas a cada três meses, assim a mulher não tem que se preocupar em tomar a pílula todos os dias.

Outra opção é o dispositivo intrauterino (DIU), uma peça plástica, em forma de T, colocada dentro da cavidade uterina, que inibe os espermatozoides e dura cerca de 5 anos. Porém, o DIU deve ser colocado em consultório, somente por médico habilitado.

Amamentação

Muitas mulheres que acabaram de ganhar bebê acham que podem ficar despreocupadas em engravidar novamente só porque estão amamentando. Isso é um erro! Converse com o seu médico e adote algum método contraceptivo, seja uma pílula com baixa dosagem hormonal, o DIU ou a camisinha.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios