Gravidez Planejada

Como se organizar antes mesmo de engravidar

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

Chega um momento da vida em que a mulher sente que algo está faltando, que sua família não está completa: está na hora de ter um filho. Converse com o seu parceiro sobre esse desejo e comece a planejar a tão sonhada gravidez.

Como é uma decisão séria, é importante pensar em vários fatores para que tudo transcorra com tranquilidade. Antes de ir para as tentativas, corra até uma farmácia e comece a tomar o ácido fólico (tome pelo menos 400 microgramas por dia), que é vendido sem receita médica e ajuda no desenvolvimento do tubo neural do bebê.

planejando a gravidez

E, o quanto antes, já marque uma consulta com um obstetra, que irá passar recomendações para seu dia a dia para que você comece a preparar seu corpo antes mesmo de engravidar.

Veja outras dicas

  • Saiba que, ao parar de tomar pílula anticoncepcional, pode levar um tempo até seu ciclo menstrual se normalizar.
  •  Comece a planejar as tentativas: veja quais os dias de seu período fértil e calcule quando será sua ovulação – em média 14 dias após o primeiro dia da menstruação. O período fértil será três dias antes e três dias depois do provável dia da ovulação.
  •  Se estiver acima do peso, já comece a cuidar da alimentação, consumindo mais verduras, legumes e frutas. Dê lugar também aos laticínios. Evite as frituras e dê preferência para os assados e grelhados. Modere ainda o consumo de doces. Mas a recomendação também vale para quem está com o peso ideal: comece a mudar o cardápio, privilegiando alimentos ricos em nutrientes.
  •  Você ainda não está grávida, mas já é recomendado parar de fumar, porque o fumo pode trazer sérios danos ao feto. Preste atenção ao ambiente que você frequenta e se afaste de fumantes, porque o fumo passivo também é prejudicial. Comece a diminuir ou evite o álcool. Atenção também às bebidas com cafeína, substância que pode comprometer a fertilidade. Dê preferência para sucos naturais e beba muita água.
  •  Comece a praticar atividades físicas. É bom estar com um bom condicionamento físico na gravidez, período em que você pode continuar com os exercícios.
  •  Cuide da boca! Isso mesmo: vá ao dentista antes de engravidar, porque problemas na boca, principalmente na gengiva, podem trazer riscos a sua gestação.

Plano de Saúde

– Verifique a cobertura de seu plano de saúde e, se você não tem um, comece a pesquisar, mas saiba que existe um período de carência de dez meses para gravidez. Você também pode optar pelo serviço público: visite as unidades básicas de saúde e tire suas dúvidas.

– Saiba que tanto os preparativos na gravidez como a chegada do bebê trazem gastos ao orçamento! Comece a se planejar, fazendo uma poupança para não ter dor de cabeça no futuro.

gravidez planejada

-Já planeje qual será o espaço do bebê na sua casa e faça alguma reforma ou mudança antes de engravidar.

-E como ficará o seu trabalho? Você pensa em como conciliar os cuidados com o bebê com a sua rotina diária? Contará com a ajuda de alguma avó para cuidar do pequeno ou pode colocá-lo na creche?

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios