Hora do Parto

Saiba como acontece esse momento tão esperado

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Nove meses se passaram e chegou a tão esperada hora de você conhecer seu bebê. Apesar de muito aguardado, na hora do parto surgem muitas dúvidas, principalmente para as mães de primeira viagem. É muito difícil saber com exatidão o momento que se inicia o trabalho de parto, porque ele pode variar muito de grávida para grávida. São vários sinais que o corpo feminino dá para a chegada do bebê.

nascimento

Sintomas

Confira abaixo quais os sintomas que indicam que você está entrando em trabalho de parto:

  • Contrações: para sinalizar o trabalho de parto, as contrações acontecem em intervalos regulares, se repetindo a cada 30 minutos, 15 minutos, 10 minutos. O tempo entre uma contração e outra vai diminuindo e elas se tornam cada vez mais fortes. Mas atenção, se as contrações forem irregulares e o colo do útero não está dilatado, você está em falso trabalho de parto. Nesse caso, para aliviar o desconforto, é recomendável banho morno ou massagens na região lombar.
  • Bolsa rompida: a mulher elimina um líquido de cor clara. Mas não é preciso se desesperar neste momento. Tenha calma e avise seu médico.  É necessário apenas ficar de olho na cor do líquido: se ele estiver escuro, indica a presença de mecônio, que é na verdade as fezes do bebê. Se isso acontecer, é necessário ir rapidamente ao hospital, para não prejudicar o bebê.
  • Dilatação: o colo do útero vai se dilatando, sintoma que é acompanhado pelo exame de toque feito pelo obstetra.
  • Dor nas costas: a mulher pode sentir dor nas costas que, em alguns casos, vem acompanhada de uma cólica.
  • Secreção: um sintoma é o aparecimento de uma secreção de muco de cor marrom ou até com traços de sangue. Os médicos chamam essa secreção de “sinal”.
  • Barriga baixa: Um indicativo de que o trabalho de parto está próximo é a barriga mais baixa, um sinal de que o bebê se encaixou. Nesse momento, pode se tornar mais difícil andar e aumenta muito a vontade de urinar.
  • Para facilitar o trabalho de parto, esteja relaxada e para aliviar as contrações, faça caminhadas, descanse e tome um banho morno.

hora do parto

O trabalho de parto dura entre oito e 12 horas. Passando desse tempo, o médico deve avaliar as condições do bebê ou mamãe e indicar uma cesariana, se necessário. Nas mães que já tiveram filhos, o trabalho de parto pode durar menos tempo.

Indução

O parto pode ser induzido se a data prevista para o nascimento ultrapassar uma quinzena. Além disso, a indução é necessária caso a continuidade da gravidez traga riscos à saúde do bebê ou da mamãe. Para induzir, o médico utiliza medicamentos para que aconteçam a dilatação do colo e as contrações.

Dor

Muitas mamães ficam receosas com a dor do parto. Mas saiba que ela varia em intensidade de mulher para mulher e, se for necessário, o médico aplica a anestesia. Estar cercada de pessoas queridas, com a assistência de profissionais de saúde, além de técnicas adequadas de respiração podem ajudar a mamãe neste momento tão especial.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



2 comentários

  1. Anônimo

    Puxa vida nem me fala de dor nas costas, passei por coisas bem dif

  2. Obrigado Quiropraxia

    Que dureza… Ent

Comente!




*Campos obrigatórios