Infertilidade Feminina

Saiba quais são as causas e formas de tratamento da infertilidade na mulher

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Doenças, Gravidez, Problemas, Saúde

A infertilidade feminina pode ser causada por diversos fatores, portanto se a mulher está tentando engravidar há mais de um ano, tendo relações no período fértil, deve procurar um médico para investigar o que está acontecendo.

mulher infértil

Acompanhe as principais causas da infertilidade feminina:

  • Idade avançada: a infertilidade pode ser decorrência do envelhecimento dos óvulos.
  • Mulheres acima do peso ou obesas têm mais chances de ter síndrome dos ovários policísticos (SOP), que pode causar infertilidade.
  • Endometriose: a camada que reveste o útero é chamada de endométrio, que é eliminado todos os meses na menstruação caso a mulher não engravide. A endometriose é quando esse tecido cresce em outros órgãos, causando dor e sangramento. Nas trompas de falópio, a endometriose pode impedir a passagem do óvulo. A endometriose não tem cura, mas pode ser tratada com cirurgia ou medicamentos.
  • Doença pélvica inflamatória (DIP): é caracterizada por infecções nos órgãos do sistema reprodutivo, como nas trompas de falópio. A DIP pode ser decorrente, dentre outros fatores, de doenças sexualmente transmissíveis ou de abortos realizados com materiais que não foram devidamente esterilizados. A DIP também aumenta as chances de gravidez ectópica, em que o embrião se implanta fora do útero.
  • Síndrome do ovário policístico (SOP): acontece quando o organismo feminino apresenta um desequilíbrio hormonal, com um aumento na produção de hormônios masculinos. Mulheres com SOP apresentam menstruação irregular ou não menstruam, isso porque os óvulos não amadurecem dentro dos folículos e não são liberados, formando cistos.
  • Gravidez ectópica: gravidez que se desenvolve fora do útero.
  • Miomas no útero: tumores benignos que podem bloquear as trompas de falópio.
  • Menopausa precoce: ocorre uma falência ovariana antes dos 40 anos.
  • Problemas no corpo lúteo: é causada pela baixa produção de progesterona e impede que o embrião se implante no endométrio.
  • Má formação na região genital

 

Diagnóstico de infertilidade

A mulher que não consegue engravidar, mesmo tentando após um ano, deve procurar um médico. Mas saiba que o parceiro também deve realizar exames para investigar a infertilidade.

O médico vai perguntar como são as relações sexuais, o ciclo menstrual, qual o estilo de vida e se há algum histórico de doença na família. Depois irá pedir alguns exames, como exame de sangue para verificar os níveis hormonais e o funcionamento da tireoide.

Ele pode ainda analisar amostras de tecidos do útero para averiguar se há problemas na fase lútea, falência ovariana, dentre outros problemas. Com a ultrassonografia, o médico irá avaliar o útero e ovários.

Pode ser feita também a histeroscopia, realizada em consultório, em que o médico verifica se a mulher apresenta endometriose, mioma ou outros problemas com uma microcâmera na cavidade uterina.

Tratamentos para a infertilidade

Como as causas da infertilidade são variadas, o tratamento vai depender do problema que a mulher apresenta. Muitas vezes, apenas a mudança de estilo de vida já é suficiente. Mas, em muitos casos, o médico prescreve medicamentos para indução da ovulação ou para tratar o desequilíbrio hormonal. Em outras situações, pode ser necessária uma cirurgia para que ocorra a desobstrução das trompas de falópio.

hormônios da ovulação

O médico pode ainda recomendar técnicas de reprodução assistida para que a mulher consiga engravidar.

Pode ser normal…

Muitas vezes as pessoas acham que são inférteis mas na verdade outros problemas podem estar acontecendo e impedindo que a pessoa possa engravidar, o que pode incluir problemas psicológicos, preocupações, entre outros diversos fatores. No vídeo abaixo você poderá assistir a maravilhosa história de Lisa Olson, e como ela conseguiu engravidar mesmo depois de todas as adversidades, e como ela consegue reverter as causas da infertilidade feminina e masculina de forma natural. Clique na imagem abaixo para ver o vídeo:

O Milagre da Gravidez (Lisa Olson)

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios