Infertilidade Masculina

Causas devem ser investigadas com exames como o espermograma

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Doenças, Exames, Saúde

Casais que não conseguem engravidar, após mais de um ano de tentativas, devem investigar as causas e tanto o homem quanto a mulher precisam realizar exames específicos. Antigamente, atribuía-se à mulher a responsabilidade pelo casal não conseguir ter filhos, mas hoje se sabe que a infertilidade masculina também pode ser a causa do problema.

Para o homem investigar se é infértil, precisa procurar um urologista. A principal causa de infertilidade masculina é a baixa produção de espermatozoides. Existem algumas causas que são reversíveis, como disfunções hormonais, infecções e varicocele, varizes que provocam pressão no testículo, dificultando a produção adequada de espermatozoides.

infertilidade masculina

Se o homem tem o diagnóstico de infertilidade não quer dizer que nunca poderá ter filhos, isso porque, dependendo das condições, ele pode realizar fertilização in vitro ou inseminação artificial. O médico dará a orientação correta.

O urologista irá verificar o histórico do casal e perguntar se eles mantêm relações, principalmente no período fértil da mulher, ou seja alguns dias antes e alguns dias depois do provável dia da ovulação. O médico investigará ainda se há outros fatores, como dificuldade de ereção.

Espermograma

Para avaliar a qualidade e quantidade dos espermatozoides, o médico solicita um espermograma. O normal é que o homem apresente 20 milhões de espermatozoides a cada mililitro de esperma. Diferente da mulher, que para de produzir óvulos na menopausa, o homem produz espermatozoides durante toda a vida, então a idade avançada não é impeditiva para que ele possa gerar filhos.

Caso o homem fique muito ansioso e nervoso na hora do espermograma, tendo dificuldade para ejacular, isso pode trazer alteração nos resultados. Portanto, dependendo do diagnóstico, o médico pode pedir para refazer o exame.

Entenda como ocorre a produção de espermatozoides: a glândula hipófise produz dois hormônios – o LH, que é responsável pela produção de testosterona e o FSH, pela produção de espermatozoides. Apesar de se conhecer a função desses hormônios, a medicina ainda não sabe como elevar a produção de espermatozoides. Se o médico descobre que há alguma disfunção da hipófise, ele pode administrar os dois hormônios, que poderão elevar a produção de espermatozoides.

Substâncias

Existem alguns fatores externos que também podem causar a infertilidade masculina, como o uso de anabolizantes, que atrapalha o funcionamento da hipófise, reduzindo o número de espermatozoides e causando um efeito irreversível. O medicamento finasterida, que é utilizado contra a queda de cabelo, também influencia na produção de espermatozoides.

Algumas drogas também podem ter efeito na fertilidade masculina, como a maconha e cocaína. O cigarro pode trazer dificuldade de ereção.

Quando, após todos os exames, o casal descobre que não tem nenhum problema, ou seja, que o parceiro produz a quantidade normal de espermatozoides e a parceira também está apta fisiologicamente para gerar filhos, diz-se que é uma infertilidade sem causa aparente, ou seja, o insucesso em engravidar se deve a uma causa desconhecida, impedindo a fertilização.

Se a causa da infertilidade não pode ser revertida com tratamentos, o médico verifica qual o método de reprodução assistida que mais se adequa à condição do homem, dependendo do número de espermatozoides.

homem infértil

Pode ser normal…

Muitas vezes as pessoas acham que são inférteis mas na verdade outros problemas podem estar acontecendo e impedindo que a pessoa possa engravidar, o que pode incluir problemas psicológicos, preocupações, entre outros diversos fatores. No vídeo abaixo você poderá assistir a maravilhosa história de Lisa Olson, e como ela conseguiu engravidar mesmo depois de todas as adversidades, e como ela consegue reverter as causas da infertilidade masculina e feminina de forma natural. Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo:

O Milagre da Gravidez (Lisa Olson)

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. josenilce da silva cardoso

    quero compra o livro so tenho o cartao impercade

Comente!




*Campos obrigatórios