Influências da Lua na Gravidez

Conforme as estatística, os bebês nascem mais durante a lua cheia. Será verdade?

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Parto

Existe uma superstição antiga em que muitas pessoas acreditam: as fases da lua influenciam na hora do parto. Ela foi passando de geração em geração, até chegar ao nosso tempo. E por mais que muitos médicos sejam céticos com relação a essa afirmação, já existem inúmeros especialistas em reprodução crendo nessa superstição, garantindo que as mudanças de fases da lua realmente afetam o momento do parto, mesmo porque o número de nascimentos durante a lua cheia aumenta drasticamente nas maternidades. Dessa forma, entenda um pouco como funcionam as influências da lua na gravidez:

influencias-da-lua-na-gravidez

Aumento de Partos na Lua Cheia

A lua cheia sempre chamou muito a atenção dos humanos, sendo responsável por vários acontecimentos naturais como o aumento das marés. E por que não influenciaria na hora do parto? Conforme pesquisas realizadas em maternidades, o número de nascimentos nessa fase aumenta consideravelmente em comparação com as outras fases, o que sugestiona a sua influência, pois algo deve induzir a contração uterina, o que ajuda o bebê a nascer.

Será Verdade?

Se você está nos últimos meses de gestação, deve estar apavorada pelos sinais do bebê, não é mesmo? Mas é claro que a lua não afetará o nascimento da sua criança, visto que elas nascem em qualquer lua, somente com maior incidência (coincidência ou não) na lua cheia. Por isso, não leve essa superstição tão a sério, apenas espere pelos sinais do seu bebê, pois quando ele tiver que nascer, nascerá, não importa a fase da lua. Entretanto, conforme os especialistas, nessa fase a hipertensão e o líquido amniótico estão associados à lua cheia, momento em que o estresse deve ser evitado para não haver complicações na hora do parto.

Como Funciona o Calendário Lunar

Antigamente, as pessoas utilizavam muito o calendário lunar para contar os dias da gravidez e, assim, saberem quando teriam os seus bebês em mãos. Ele funciona assim: a gravidez tem normalmente 280 dias, sendo 40 semanas de 7 dias ou 10 meses lunares com 28 dias. Então, do 1º ao 8º meses são 32 semanas de gestação, restando somente o 9º mês lunar, que é contado da 33ª a 36ª semanas. Por fim, o 10º mês irá da 37ª a 40ª semana, que é o dia do nascimento do bebê.

A Lua Ajuda a Engravidar

No entanto, se você ainda não conseguiu engravidar e tem esse sonho, existe uma crença chamada lunacepção, que é o uso das fases da lua para a concepção. Segundo essa teoria, o ciclo menstrual deve estar alinhado ao ciclo da lua para que as chances de engravidar aumentem. Para tanto, marque no calendário quando você estará menstruada na lua nova e ovulará na lua cheia, já que na lua nova os projetos novos estão em alta. E na lua cheia, você receberá ótimas energias do nosso astro. Assim, sempre que for lua cheia após a sua menstruação, pode apostar que seu óvulo será fecundado!

E o Sexo do Bebê?

Além de influenciar no parto e na concepção, a lua também teria o poder de influenciar no sexo do bebê. Se você acredita, siga essas orientações: se quiser uma menina, conceba-a durante a lua crescente e, se quiser um menino, tente na lua minguante.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios