Insônia na Gravidez

Algumas grávidas sofrem de insônia por causa das alterações hormonais, pelo desconforto da barriga ou pelo estado emocional.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Muitas futuras mamães reclamam por não conseguirem dormir, mesmo aquelas que antes de engravidar, dormiam feito anjinhas. Infelizmente, ainda não há uma explicação comprovada cientificamente, mas há algumas teorias a esse respeito. Como a mulher sofre diversas alterações físicas, hormonais e psicológicas nessa fase, seu sono pode ser afetado. Se você é uma dessas mamães, entenda tudo sobre a insônia na gravidez e durma melhor!

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Hormônios Alterados

Durante a gravidez, o hormônio progesterona tem seus níveis bastante elevados para que o bebê possa se desenvolver. Ele tem ação relaxante sobre o sistema nervoso central, o que provoca o sono, mas por outro lado, outro hormônio, o estrogênio, também se torna mais abundante. Como ele tem efeito estimulante, pode ser o culpado pelas noites em claro que as mamães são obrigadas a passar enquanto os papais dormem o “sono dos deuses”.

Efeitos Psicológicos

Algumas mulheres sofrem de ataques de pânico, ansiedade e estresse enquanto estão grávidas por diversos motivos. Seja por se acharem incapazes de cuidarem de um bebê, por não quererem tê-lo ou simplesmente por insegurança. Se esses sentimentos afetam o sono de uma pessoa não grávida, imagine se ela estiver esperando um bebê, quando os hormônios estão super alterados e a sensibilidade está à flor da pele? Dificílimo pregar os olhos, não?

Alterações de Sono

A maioria das mulheres sentem sono excessivamente nos primeiros 3 meses de gestação, pois é quando a progesterona está em alta, mas nos últimos 3 meses, o sono costuma ir embora por causa do estrogênio. Porém, essa última fase também é acompanhada pelo “barrigão”, pelo desconforto abdominal, pelas câimbras e pelas dores nas costas, que atrapalham bastante o sono confortável das futuras mamães.

Como Dormir Melhor Durante a Gravidez

Se você sofre de insônia durante a gravidez, há algumas dicas muito importantes para que você consiga descansar à noite: durma sempre no mesmo horário para que o seu relógio biológico se acostume; seu quarto deve ser tranquilo e silencioso; posicione um travesseiro entre as pernas, se dorme de lado, pois assim ficará mais confortável; tome uma xícara de chá de erva-cidreira, de maracujá ou de camomila antes de dormir e evite café e bebidas estimulantes depois das 18 horas; evite praticar atividades físicas pouco antes de ir para a cama; tente não ingerir muito líquido antes de dormir para não precisar se levantar constantemente durante a noite para urinar; procure não frequentar locais barulhentos durante o final da tarde e começo da noite como shoppings ou casas noturnas e, na hora de dormir, feche os olhos e concentre-se somente na sua respiração, tentando evitar que pensamentos invadam a sua mente.

Tratamentos Médicos

Em caso de insônia aguda, procure imediatamente pelo seu obstetra para que ele possa prescrever algum medicamento que não afete o desenvolvimento do seu bebê. Com isso, você poderá ter noites mais tranquilas e relaxantes para acordar bem disposta e descansada de manhã.

A Insônia Pode Prejudicar o Bebê?

Felizmente, se você sofre de insônia, seu bebê nascerá saudável e forte, pois ela não afetará o seu desenvolvimento. No entanto, como você precisará de muita disposição e energia quando ele nascer, é muito importante que você consiga ter as suas 8 horas de sono por dia.  

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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