Itens Essenciais para o Quarto do Bebê

Veja o que não pode faltar no cantinho do seu filho

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Como é gostoso imaginar como será o quarto do bebê: tão logo a mulher engravida, já fica imaginando as cores e algum tema para a decoração do quartinho do pequeno. Mas é só visitar uma loja especializada em itens de bebês para ficar em dúvida sobre o que se deve ou não comprar. A seleção deve ser rigorosa ainda mais se o quarto do nenê for pequeno: não adianta entulhar o ambiente, porque além de deixa-lo feio, vai atrapalhar todo a sua movimentação nos cuidados com o bebê.

Apesar de tantos móveis e objetos delicados e cheios de charme, antes de ser bonito, o ambiente deve ser funcional, confortável e bastante seguro.  Escolha móveis resistentes, que não ofereçam riscos à criança.

É importante comprar os móveis para o quarto do bebê com antecedência, como no segundo trimestre de gestação, em que a mulher está mais disposta e a barriga ainda não está tão grande. Porém, antes de sair comprando, faça uma boa pesquisa de preços. Se optar pela compra online, muito cuidado com o tamanho dos móveis e os prazos de entrega. Atenção também à montagem: a loja disponibiliza montadores ou você mesma terá que correr atrás disso?

quarto decorado

Selecionamos abaixo os itens essenciais para o quarto do seu filho, ou seja, peças que não podem faltar independentemente do tamanho do cômodo.

Berço

É o principal item do quarto do bebê. Verifique se o berço segue as normas do Inmetro, uma garantia de que o móvel não oferece nenhum risco para a criança. Escolha modelos com cantos arredondados e com espaço entre as grades entre 4,5 cm e 6,5 cm. É importante também que as grades tenham travas de segurança, além de ajustes para ir abaixando o estrado, conforme a criança vai crescendo.

Alguns modelos de berço vêm com cômodas, trocadores ou nichos acoplados. Há opções também de berços que viram minicamas.

Cômoda ou guarda-roupa

Guardar as roupinhas e outros objetos do bebê em gavetas é bastante prático, por isso as cômodas são bastante funcionais. Algumas cômodas funcionam também como trocadores.

Para espaços pequenos, a dica é escolher modelos de guarda-roupas com portas de correr.

Poltrona de amamentação

É importante ter um local para a mãe se sentar no quarto do bebê, principalmente para as mamadas da madrugada. Há opções de poltronas de amamentação que têm um balanço, bastante confortáveis para a mamãe e para o bebê. Mas atenção: esse tipo de poltrona ocupa muito espaço e, se o cômodo for pequeno, coloque uma poltrona comum, que seja confortável e combine com a decoração do quartinho.

Cortina ou persiana

O controle da luminosidade é importante para deixar o quarto mais aconchegante. A vantagem da persiana é que ela não acumula tanto pó e é mais fácil de limpar; já a cortina bloqueia com melhor eficácia a entrada de luz.

quarto de bebê

Mesinha de apoio

É importante ter uma mesinha, principalmente ao lado da poltrona para deixar os objetos do bebê, como chupetas, paninhos ou mamadeiras.

Itens opcionais

Para deixar o quarto mais aconchegante, você pode colocar um tapete, prateleiras, nichos, quadros e abajur. Mas atenção para não deixar o ambiente muito carregado!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios