Leite Empedrado

Leite empedrado acontece com muitas mulheres no início da amamentação, saiba como contornar este problema

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas, Saúde

Amamentar é um ato de amor. Quem nunca ouviu esta frase? É um dos momentos mais íntimos entre a mãe e seu bebê após o nascimento e início da independência do mesmo. No entanto, esta fase pode ser marcada por momentos não tão gloriosos assim. Alguns problemas podem vir a acometer as mães em relação à amamentação.
O ingurgitamento ou empedramento do leite nas mamas é uma delas.

bebê mamando

Este problema deixa os seios doloridos, dificulta a amamentação não somente devido a dor, mas também a possíveis aparecimento de fissuras na aréola e no bico dos seios, febre no local ou generalizada, indisposição e dificuldade da pega doo bebê já que o seio encontra-se firme, endurecido.

Mas, afinal, porque o leite empedra. Porque ele sobra. Principalmente no inicio da vida do bebê geralmente a mãe produz mais leite que o bebê consegue consumir. Este resto de leite endurece nos ductos e glândulas mamárias causando os sintomas descritos acima.

Como evitar que o leite empedre

  • Massageie o seio. Use as pontas dos dedos polegar e indicador para massagear o seio de maneira suave e leve. Este movimento ajudará na descida do leite. Procure fazê-las sempre nos intervalos das mamadas.
  • Faça a ordenha. Principalmente após a massagem e também caso seu bebê não esteja dando conta de consumir todo o leite produzido.
  • Utilize de compressas para aliviar a dor. Mas cuidado, compressas quentes podem dar a sensação de alívio, porém, água quente estimula a produção de leite, desta forma, após a compressa seus seios estarão mais cheios que antes. O ideal são compressas mais frias, desde que não sejam colocadas minutos antes da hora do bebe mamar.
  • Dê de mamar ao seu bebê em livre demanda. Ou seja, não precisa ficar neurótica seguindo os horários programados de três em três horas ou algo parecido. Dê o peito sempre que seu filho precisar.
  • Utilize um bom sutiã de sustentação. Com certeza lhe trará conforto e amenizará a dor.

bebê se alimentando

Outras dicas relacionadas ao leite empedrado

  • Mantenha a calma. O problema do leite empedrado é algo temporário. O corpo ainda não está acostumado com o ritmo e com a quantidade certa a se produzir de leite, por isso, este descompasso. Com o tempo, tudo tende a se ajustar e a não mais ocorrer o empedramento do leite.
  • Gotas de leite na boca do bebê. Se seu bebê demonstra preguiça para mamar você pode tentar estimulá-lo colocando gotas de leite em sua boca para que ele se anime e mama.
  • Nunca tome nenhum medicamento sem a orientação do seu médico.
  • Cuidado com algumas receitas caseiras. Muitas pessoas vão tentar ajudar passando receitas de todos os tipos. Cuidado. Use o bom senso. Existem várias coisas que não devem ser consumidas durante a amamentação, pois pode prejudicar o bebê.

Apesar do desconforto que causa, só de saber que é algo comum e passageiro fará com que você fique mais tranquila e focada nas técnicas ensinadas aqui no blog para controlar este problema do empedramento do leite.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios