Lista de Providências para o Primeiro Trimestre da Gravidez

Anote tudo o que deve ser feito na primeira etapa da gestação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Depois que a mulher confirma o resultado positivo de gravidez, deve se organizar e tomar uma série de providências para que tudo transcorra direitinho. Prepare-se porque será um trimestre em que você se sentirá mais cansada e enjoada por conta da adaptação do corpo em carregar o embrião. Confira abaixo o que é preciso fazer nos três primeiros meses de gravidez:

grávida hidratada

Começar pré-natal

Assim que a mulher descobre que está grávida, deve escolher um obstetra para começar o quanto antes o pré-natal. O médico vai tirar suas dúvidas, dar orientações, pedir exames de sangue e urina para checar seu estado geral de saúde e ultrassons, receitar ácido fólico e multivitamínicos, além de fazer o acompanhamento do seu ganho de peso.

Verificar ou optar por plano de saúde

Na gravidez, a mulher tem muitos gastos com saúde, então, caso você tenha plano de saúde, verifique todas as coberturas, principalmente em relação ao parto e ao bebê, para que você possa se preparar caso ocorra gastos extras.

Se você não tiver convênio médico, faça uma pesquisa para saber quais as despesas que você terá por conta do parto, porque geralmente a carência é de dez meses.  Se você optar por não fazer convênio médico, visite maternidades e veja se há opção de realizar algum plano só para o parto.

Adequar alimentação

Para que a gravidez seja saudável, sem ganho excessivo de peso ou risco de uma anemia, é necessário cuidar da alimentação. A gestante deve fazer refeições leves, com muitas verduras, legumes e frutas, além de carnes e cereais. Deve evitar os doces e sal em excesso. Uma dica é fazer pequenas refeições ao longo do dia para evitar comer muito de uma vez, o que pode causar azia ou ficar muito tempo sem comer, o que pode causar tonturas.

exames do primeiro trismestre

Hidratar-se

É importante que a gestante beba bastante água (mesmo se não estiver calor), então acostume-se a carregar uma garrafinha de água sempre que sair de casa. Estar hidratada previne inchaços.

Parar de tomar medicamentos sem prescrição médica

Muita atenção com os medicamentos na gravidez: só tome remédios prescritos pelo médico, mesmo que for um medicamento a que você já estava acostumada. Automedicar-se pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

Repousar

Respeite os limites do seu corpo: no primeiro trimestre, por conta da ação dos hormônios, a gestante fica muito cansada e, portanto, precisa repousar e tirar pequenas sonecas. Evite se esforçar demais, afinal os três primeiros meses são bastante delicados.

Abandonar álcool e cigarro

As fumantes e aquelas que bebem, mesmo só de vez em quando, devem mudar os hábitos. O álcool e tabaco podem trazer problemas para o feto, desencadear aborto ou parto antes da data prevista. O bebê pode nascer ainda abaixo do peso.

Esclareça tudo no local de trabalho

Algumas gestantes preferem anunciar a gravidez depois do primeiro trimestre, mas é importante avisar a empresa onde trabalha que você está grávida para que o seu setor possa ir se organizando até sua licença e para que as pessoas que convivem várias horas diárias com você estejam cientes caso ocorra alguma emergência. Muitas vezes, dependendo do local onde a grávida trabalha, pode ser necessário alterar a função, caso ofereça algum risco para sua saúde.

Cuidados com a beleza

A mulher deve evitar o uso de alguns cosméticos que possam ter sustâncias nocivas ao feto.  É recomendável também não utilizar tinturas nos cabelos.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios