Lista de Providências para o Segundo Trimestre da Gravidez

Acompanhe tudo o que deve ser feito nessa fase da gestação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Podemos dizer que o segundo trimestre é a melhor fase da gravidez: a mulher está cheia de energia, os enjoos passaram, está mais fácil para dormir e a barriga ainda não chega a atrapalhar. Então, aproveite para deixar tudo em ordem nessa etapa. Veja a lista de providências que preparamos para esse período:

quartinho do bebê

Continuidade do Pré-Natal

O médico fará o acompanhamento do seu ganho peso e do seu estado geral de saúde por meio de exames de sangue. Pedirá um exame específico para glicemia a fim de verificar se você desenvolveu diabetes gestacional. As condições do útero, placenta, líquido amniótico, bem como o desenvolvimento do bebê continuam com as ultrassonografias. É realizado o ultrassom morfológico, que verifica todos os órgãos do bebê.

Nome do bebê

No segundo trimestre, é possível descobrir o sexo do bebê no ultrassom. Isso acontece lá pela 20ª semana de gestação. Assim, é possível pensar no nome da criança, uma tarefa que, para muitos pais, não é nada fácil.

Quarto e enxoval do bebê

É hora de ir atrás dos itens do quartinho do bebê, mas antes escolha o cômodo da casa e veja se não será necessário fazer uma pintura ou colocar alguma cortina. Depois escolha a decoração e os móveis.  Apesar de o bebê ganhar muitas roupinhas e outras peças do enxoval, o ideal é que você vá comprando o básico desde já.

É hora também de pesquisar o preço do carrinho de bebê e cadeirinha de carro, caso não vá usar emprestado de alguma amiga ou parente.

Roupas de gestante

Apesar de a barriga não ter crescido tanto ainda, as roupas a que você estava acostumada podem não servir mais ou, se servir, começar a incomodar bastante. Uma boa dica é comprar vestidos soltinhos, batas, calças jeans específicas para grávidas, leggings e outras peças com elástico. As mamas também ficam maiores, então utilize um sutiã mais confortável ou um top de ginástica.

Hidratação da pele

Para evitar as estrias ou o ressecamento da pele, principalmente da barriga, abuse de óleos e cremes específicos para gestantes. Reserve um tempinho para cuidar de você e acariciar seu bebê no momento em que massageia a barriga.

economias na gravidez

Organize-se financeiramente

A gravidez é a realização de um sonho para muitos casais, porém a chegada de um novo membro da família traz muitos gastos. Então, aproveite que ainda faltam alguns meses para o bebê chegar e coloque as contas no papel para que a situação não se aperte lá na frente. Veja se terá condições de pagar uma diarista, se será possível colocar o bebê em uma escolinha e quanto vai aumentar o convênio médico.

Converse com o irmãozinho

Para as mamães de “segunda” viagem, essa é a hora de conversar com o irmãozinho sobre a chegada do bebê. Deixe-o participar das compras do enxoval, incentive-o a conversar com a barriga e mostre fotos dele de quando ele era recém-nascido para que ele vá assimilando a ideia.

Visite o dentista

Problemas bucais podem trazer riscos para a gestação, então vá ao dentista. Só não deixe de avisar que está grávida para que ele tome algumas precauções, como em relação à anestesia.

Viagem a dois

Os enjoos já passaram e são tantas coisas a resolver para a chegada do bebê que o casal acaba deixando o romantismo de lado. Então, aproveite o segundo trimestre para fazer uma viagem romântica. Vocês merecem! E saiba que se a gravidez estiver transcorrendo normalmente não há mal algum em ter relações sexuais; pelo contrário, traz muitos benefícios para a gestante, como bem-estar e aumento da autoestima.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios