Lista de Providências para o Terceiro Trimestre da Gravidez

Saiba tudo o que deve deixar organizado para os últimos meses de gestação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Mamãe, você está chegando à reta final da gravidez. O momento do nascimento do bebê está próximo, por isso, é importante que tudo esteja em ordem para que você aproveite esse momento especial sem grandes preocupações.

exames pré natal

Pré-natal

As consultas ficam mais frequentes conforme a gestação vai chegando ao fim.

Licença-maternidade

Veja na empresa onde trabalha quais os procedimentos para a licença-maternidade. Confira quais documentos você deve deixar no departamento pessoal antes e depois do parto. Verifique a possibilidade de juntar os 30 dias de férias à licença.

Chá de bebê

Chegou a hora de fazer o chá de bebê, mas não deixe para as últimas semanas de gestação porque você pode estar bem cansada ou ainda o bebê pode resolver vir ao mundo antes do tempo. Prepare uma tarde agradável com familiares e amigos para celebrar a chegada do seu filho. Decida onde vai ser festa, quando, o que será servido, como serão os convitinhos e o que você vai pedir. Muitas mamães optam pelo chá de fraldas, em que os convidados presenteiam com fraldas de tamanhos variados. Pode significar uma economia e tanto.

Lembrancinhas e enfeites de porta

Veja qual mimo irá confeccionar ou encomendar para entregar às pessoas que forem visitar seu bebê. É hora também de escolher o enfeite de porta de maternidade.

Pediatra

Chegou o momento de escolher quem vai ser o pediatra do seu filho. Peça indicações e converse com outras mamães para decidir. É interessante a gestante passar em consulta com o pediatra, que vai dar orientações sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido e sobre amamentação.

Lave todas as roupinhas e outros itens do bebê

chá de fraldas

Utilize um sabão neutro e deixe tudo passadinho e organizado. Além das roupas tamanho RN e P, lave toalhas e jogos de berço.

Veja o que está faltando no enxoval

Dê uma olhada geral em todas as peças e itens que comprou ou ganhou do enxoval do bebê e providencie o que estiver faltando.  Uma boa dica é anotar esses itens e ir riscando aqueles que for adquirindo ou ganhando.

Prepare a mala da maternidade

A partir do oitavo mês de gestação, já deixe a mala da maternidade pronta. Se ficar na dúvida quais itens incluir, verifique na maternidade se eles têm uma lista de referência. São roupinhas para o recém-nascido (bodies, macacões, calças, meias, toucas) e para a mamãe (pijama ou camisola, chinelo, itens de higiene pessoal, maquiagem), documentos e câmera fotográfica.

Casa abastecida

Logo que o bebê nasce fica complicado ir ao supermercado, então, aproveite para deixar o armário e geladeira bem abastecidos para não ter preocupação nas primeiras semanas pós-parto. Lembre-se que você vai receber muitas visitas, então já compre leite, sucos, café, chás e ingredientes para bolo ou tortas. Não se esqueça também de comprar os itens de higiene pessoal, como papel higiênico, sabonetes, creme dental e absorventes.

Já deixe a cadeirinha do bebê instalada no seu carro

Pode dar um certo trabalho instalar a cadeirinha no veículo pela primeira vez. Então, para não correr o risco de instalar errado ou na correria, já deixe tudo no lugar antes de o bebê nascer. Instale conforme as especificações do manual do produto.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios