Mamadeira

Como escolher a ideal para o seu filho e qual a quantidade de leite devo dar

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

O Ministério da Saúde preconiza que os bebês sejam alimentados até os seis meses com o leite materno, que fornece todos os nutrientes de que a criança precisa, além de estreitar os laços entre mãe e filho. Muitos pediatras recomendam que nesse período o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê, ou seja, a mãe não precisa dar água, chá ou sucos.

mamadeira

Porém, algumas mamães não conseguem amamentar seus filhos ou têm uma produção insuficiente de leite. Nesse caso, será necessário introduzir o leite artificial na alimentação do bebê, entrando em cena a mamadeira. Alguns médicos são contrários ao uso do acessório e recomendam que os bebês recebam o leite em copinhos.

A mamadeira também passa a fazer parte do dia a dia da criança quando começa a transição da sua alimentação, com a introdução de sucos.

Como escolher o modelo ideal

É só ir a uma loja especializada em produtos para bebezinhos para ficar perdida diante da infinidade de modelos de mamadeiras: elas variam no formato e tamanho. A dica é fazer um teste e ver qual o seu bebê se adapta melhor.

Você vai encontrar mamadeiras de 120 ml e 240 ml. O que varia é o tipo de bico, que precisa ser mudado acompanhando o crescimento da criança. Aqueles bicos com furos bem pequenos são indicados para o recém-nascido, já que há um controle maior do fluxo de leite, evitando, dessa forma, que ele se engasgue. É necessário fazer a troca dos bicos a cada três meses.

Quantidade

Quando a mãe amamenta no peito não consegue saber com exatidão qual a quantidade de leite que seu filho toma por vez. Por isso vem a dúvida: quanto de leite devo dar ao bebê na mamadeira? O indicado para o recém-nascido é dar 30 ml por vez e oferecer a mamadeira sempre que ele quiser. Aos poucos, a mãe vai conhecendo melhor o ritmo da criança e vai aumentando a quantidade aos pouquinhos.

Para preparar o leite, siga as recomendações que vêm na lata que indicam a quantidade de água adequada para as medidas de leite. O tipo de leite em pó varia de acordo com a idade da criança.

Existem potes especiais para armazenar as medidas de leite em pó: eles vêm com três divisões e facilitam na hora do passeio.

Limpeza das mamadeiras

Com as mamadeiras, as mães devem ser cuidadosas com a limpeza. Sempre deve esterilizar todas as partes do acessório após o uso. Você pode fazer a esterilização em uma panela, colocando a madeira em água fervente por cinco minutos. Existem ainda esterilizadores específicos de micro-ondas.

mamadeiras

Não é recomendado reaquecer o leite que ficou na mamadeira ou guardá-lo na geladeira para oferecer depois ao bebê. A dica é sempre preparar o leite no momento que for dar à criança. Para evitar risco de contaminações, não dê o leite artificial depois de uma hora em que foi preparado.

Controle

É importante os pais limitarem o uso da mamadeira porque, com a criança maior, ficará difícil fazê-la abandonar o uso do acessório.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios