Mamadeiras Esterilizadas: Como, Por que, Até Quando?

Veja como fazer a higienização corretamente

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, 3 a 4 Anos, 5 a 6 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

Apesar de o leite materno ser o único alimento que o bebê precisa, muitas vezes, as mamadeiras acabam entrando no dia a dia dos cuidados com o bebê. O uso da mamadeira exige muita disciplina da mãe no que diz respeito à limpeza e troca de bicos para que o bebê não fique doente por alguma contaminação.

Mas muitos pais ficam em dúvida sobre como proceder em relação à esterilização desse objeto. Isso mesmo: as mamadeiras devem ser esterilizadas, somente a limpeza com água e sabão como acontece com outros utensílios da cozinha não é suficiente para matar germes e bactérias.

mamadeira esterelizada

Mas você deve estar pensando: Por que tanta rigidez com a higienização? A resposta é simples: os bebês apresentam o sistema imunológico bem frágil e podem ficar doentes facilmente. Uma mamadeira que não esteja esterilizada pode transmitir alguma infecção, como diarreia ou outras infecções do trato digestivo.

Como fazer a esterilização correta?

A esterilização deve ser feita sempre que o bebê utilizar a mamadeira. Quando estiver com restos de alimentos (leite, suco ou chás), faça primeiramente a limpeza com água e sabão, utilizando uma escova própria para limpeza de mamadeiras. Depois faça a esterilização, que pode ser realizada de três formas. Veja qual é o mais prático para você, já que terá que repetir a tarefa algumas vezes por dia.

  • -No fogão: ferva água em uma panela grande. Depois que começar a fervura, coloque a mamadeira desmontada (bico, recipiente que vai o líquido, tampa e outras peças), verificando se as peças estão totalmente imersas na água. Deixa na água fervendo por cinco minutos. Depois, desligue o fogo, retire as peças, deixe secar e guarde-as em um recipiente fechado.
  • -No micro-ondas: em lojas especializadas em artigos para bebês, você encontra recipientes próprios para esterilizar a mamadeira no micro-ondas, que são bem práticos. Siga as informações do fabricante para o uso.
  • -Esterilizadores: existem equipamentos próprios para esterilizar mamadeiras encontrados em lojas especializadas em artigos de bebê. Utilize seguindo as informações do fabricante.
  • Cuidado ao utilizar a mamadeira após a esterilização: antes de dar para a criança, certifique-se que as partes do objeto já estão resfriadas.
  • Mesmo em viagens, faça a esterilização correta das mamadeiras. A higienização correta previne que seu filho pegue alguma doença.

Até quando fazer a esterilização?

jogo de mamadeiras

A resposta é simples: até quando o bebê utilizar a mamadeira. Muitas mamães pensam que, com o passar do tempo, como o bebê vai ganhando imunidade, podem relaxar com a limpeza da mamadeira. Isso não é verdade: a higienização deve ser feita sempre!

Troca de bicos

É recomendado trocar o bico da mamadeira com frequência. Uma dica é trocá-lo a cada seis semanas ou antes, se ele estiver danificado.

Chupetas também entram na dança

Todas as recomendações para esterilização de mamadeiras servem também para chupetas. O acessório também pode trazer alguma infecção para o bebê se não for higienizada corretamente. Procure esterilizar sempre que cair no chão e, mesmo que isso não aconteça, realize o procedimento pelo menos uma vez por dia.

 

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios