Mamilos Planos ou Invertidos: Amamentação

Um dos problemas mais communs da amamentação são os mamilos invertidos, mas muitas vezes eles não prejudicam em nada a saída do leite.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

A amamentação é um dos pontos que geram mais dúvidas nas futuras mamães, que muitas vezes se sentem inseguras. Mas na maioria das vezes toda essa preocupação é apenas insegurança mesmo, já que o seio é naturalmente preparado pelo corpo e pelo próprio bebê na hora de amamentar.

Uma das coisas que mais influenciam no funcionamento do corpo da mãe na gravidez é o pensamento positivo e o bom-humor, mesmo que seja difícil mantê-lo com as variações hormonais constantes. Isso pode colaborar para que a mamãe fique mais tranquila e confiante, afastante diversos problemas que podem surgir nas diversas fases da gravidez ou amamentação.

mamilos invertidos

Estímulo e preparação

Pelo que foi citado acima, por toda a preparação natural do corpo feminino para a chegada do filho, não é preciso ficar estimulando o mamilo para que o peito esteja em melhores condições para a amamentação. Não é preciso massagens, cremes ou qualquer tipo de preparação especial para que o seu seio fique perfeito para o bebê. Nada de produtos químicos, sabonetes específicos ou qualquer outra coisa. Lave o seu seio com água e somente água, e tudo ficará bem.

Assim que o bebê nasce, os hormônios da mulher naturalmente realizam um estímulo para que os seios fiquem com o formato mais adequado para a saída do leite, e isso ocorre sem problemas na grande maioria das vezes. Os seios sofrem ainda um processo de formação natural de formato pela pegada do bebê, que aos poucos molda os seios da mãe e estimula a saída do leite.

Tipos de mamilos

Para saber que tipo de mamilo você tem, tente pinçar levemente o seu seio com o dedo indicador e o polegar. Pressione de leve como se fizesse um “c”, e se os eu bico ficar saliente na parte central ele é considerado “normal’. Se ele não ficar saliente, então ele é plano. E se ele “entrar”, for para dentro, então ele é invertido.

Normalmente os mamilos invertidos ou planos não prejudicam a passagem do leite, mas em alguns casos pode ser que isso venha a ocorrer. Se isso for sentido pela mãe durante a amamentação ou se houver desconfiança sobre essa obstrução já na gravidez o médico deve ser consultado, para que algumas medidas simples sejam tomadas e para que o leite não encontre obstáculos para sair.

amaentação

Ações preventivas eficientes

Uma das medidas que a mãe pode tentar no caso de desconfiança de mamilos planos ou invertidos é o uso de um sutiã com um furo bem na região do mamilo, para estimular naturalmente a formação do bico. Tomar sol na região dos seios também pode ajudar a fortalecer a pele dos seios e mamilos, mas apenas o sol fraco da manhã e alguns minutos por dia. O uso de cremes hidratantes, pelo contrário, deixam o mamilo mais sensível ainda e podem prejudicar a mamãe.

O uso de conchas plásticas especialmente desenvolvidas para isso também pode ajudar, além da massagem conhecida como exercício de Hoffman. Mas ambos devem ser utilizados sob orientação médica, e o estímulo às mamas exagerado pode gerar uma contração anormal do útero, o que pode ser um problemas e causar uam gravidez de risco.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios