Melhores Posições de Amamentação
A melhor posição para amamentar é aquela em que mãe e filho se sintam confortáveis.
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês
O momento da amamentação é um dos mais importantes da maternidade, pois além de servir o alimento ao bebê, o contato olho no olho e pele na pele é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Embora haja uma posição convencional, que é a da mãe sentada e a criança colada à sua barriga, há variáveis que ajudam algumas mulheres com dificuldades em amamentar. O importante é que tanto a mãe quanto o bebê se sintam confortáveis nesses momentos especiais. Dessa forma, saiba quais são as melhores posições de amamentação:
Posição Transversal
Essa é a posição tradicional: sente-se em uma cadeira confortável com encosto, mantendo a coluna ereta. Segure o bebê no colo em posição transversal, mantendo barriga com barriga, utilizando o braço contrário ao seio que amamenta para segurar a criança. Se preferir, use uma almofada para melhor acomodar o nenê.
Mesmo Braço do Seio
Quando se cansar de usar o mesmo braço para segurar o bebê, troque o braço, usando o mesmo do seio que amamenta. Vá fazendo essa troca até que ele se sinta completamente satisfeito.
Bebê Embaixo do Braço
Essa posição é ótima para ser usada quando você estiver com as pernas cansadas: sente-se com as pernas cruzadas na ponta da cama, mas se preferir, utilize duas cadeiras ou o sofá para se sentar dessa maneira. Então, segure o bebê sob o braço do mesmo lado do seio que amamenta. Com isso, ele poderá ficar deitadinho na cama ou no sofá confortavelmente.
Bebê na Posição de Cavalinho
Se o seu bebê estiver cansado ou choroso demais, querendo ficar um pouco em pé, essa é a melhor posição: coloque-o sentado na mesma coxa do seio que o amamentará, de modo que ele fique na mesma altura do seio a ponto de facilitar a pega.
Posição Deitados
Não é fácil acordar de madrugada para amamentar o seu bebê. O cansaço e o sono do dia inteiro parecem pesar ainda mais nesse momento, mas você é mãe e aguentará essa carga. Para torna-la mais leve, use a posição “deitados” para ficar mais próxima e confortável com a sua criança. Para tanto, deite-o de frente para você paralelamente, usando um travesseiro baixo para que a sua cabecinha fique um pouco elevada e ajudar o leite a descer. No entanto, mesmo com muito sono, tome muito cuidado para não dormir, ou poderá causar acidentes, prestando muita atenção ao seu filho.
É Preciso Mudar as Posições Para Amamentar?
Na realidade, assim que vocês se acostumam com uma posição, ela continuará até você parar, porém, há situações e lugares em que você precisará se acomodar de outra forma, tanto para manter mais discrição quanto para que o seu bebê se sinta mais seguro. Além disso, é bom que o seu bebê sinta o seu corpo de várias maneiras, pois se sentirá mais próximo e querido, afinal, nada como ter o corpinho da mamãe sempre por perto, não é mesmo. E para completar, você não se cansará ao usar somente um braço para segurar o peso, principalmente porque, a cada mês, sua criança ganhará peso, exigindo mais força.

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.