Menino ou Menina: Quando Dá para Saber

Determinar o sexo do bebê pode requerer a espera de várias semanas, mas alguns métodos prometer essa certeza em bem menos tempo.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar, Semana a Semana, Será que estou Grávida

A descoberta do gênero do bebê sempre é um gerador de expectativas e ansiedade nos pais, que a partir da confirmação da gravidez já começam a especular e calcular. Essa informação é essencial para a decoração dos quartos, para a compra do enxoval e recebimento de muitos presentes, além da escolha do nome que a futura criança irá receber e levar para o resto da vida. Os parentes e amigos já exercem determinada pressão sobre os pais, para que a novidade seja logo revelada, e isso acaba gerando por esses uma busca de métodos (comprovados ou não) para determinar se virá um menino ou uma menina.

bebê menina

O tempo de execução desses exames varia de acordo com o próprio tipo de exame, e em quase todas as opções é necessário esperar determinada idade do feto para que a precisão do exame possa oferecer uma informação mais correta. Ainda sim, existem exames que não possuem comprovação científica e que se baseiam em cálculos diversos para essa determinação, e que podem ser realizados assim que a mamãe já tiver a gravidez comprovada.

Ultrassom

A ultrassonografia é um dos métodos mais confiáveis e preciso para determinar se é menino ou menina. Ela pode ser inicialmente realizada após a 13º semana de gravidez, mas possui uma precisão mais confiável a partir da 16º semana. Na ultrassonografia o médico observará o bebê através dos aparelhos que emitem o ultrassom revelador, e de acordo com a posição que o bebê se encontra no útero essa informação fica mais fácil ou mais difícil.

Exame de sangue

Já a partir da oitava semana de vida, já podemos determinar o gênero do bebê com significativa precisão por um exame de sangue de sexagem fetal, um exame laboratorial bem caro mas que na maioria das vezes é muito efetivo. A análise do sangue busca a presença do cromossomo Y, o que determinaria a conclusão da chegada de um menino. Se, ao contrário, não for encontrado esse cromossomo Y, tudo indica que o bebê será uma menina.

sexo do bebê

Exame de urina

O exame de urina para determinar o sexo do bebê é semelhante ao exame de gravidez e da mesma forma encontrado em farmácias, só que bem mais caro. Esse exame pode ser realizado a partir da décima semana de gravidez e é hoje muito utilizado, sendo uma das tecnologias mais modernas na área.

Tabela chinesa

A tabela chinesa é um método dito milenar e descoberto na China antiga, e que teria precisão em determinar o gênero do bebê. Ele pode ser realizado a qualquer hora, mas seja pela falta de precisão ou pela adulteração da tabela original que foi divulgada na internet, esse método funciona com pouco mais de 50% de precisão, segundo as mais recentes pesquisas. A tabela se baseia no calendário lunar e na data em que ocorreu a concepção, mas com a baixa assertividade esse método não é hoje levado tão a sério. Pelo contrário, é utilizado mais como curiosidade e acabam sendo apenas complementos aos testes tradicionais.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.