Mitos e Verdades da Gravidez

Conheça aqui os principais mitos sobre a gravidez que você pode ter ouvido da sua avó ou da sua mãe.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Muitos mitos e verdades rondam a gravidez, principalmente se for a primeira, quando a mãe e o pai são inexperientes e acreditam em tudo o que o povo diz. Existem vários falatórios populares que, por terem sido passados de geração em geração, continuam fazendo parte do imaginário das grávidas que, através de um convencimento psicológico, passam a acreditar neles. Para evitar que isso aconteça, saiba quais são os principais mitos e verdades da gravidez:

mitos-e-verdades-da-gravidez

Toda Grávida Sente Enjôos

Mito: Quando a mulher engravida, várias mudanças acontecem em seu organismo, principalmente no que tange à produção de hormônios. Por isso, grande parte das grávidas sente o famoso enjôo no primeiro trimestre. Entretanto, esse sintoma varia de mulher para mulher e, dessa forma, nem todas sentem enjôos. Por esse motivo, muitas mulheres descobrem que estão grávidas somente quando a barriga começa a crescer.

Os Enjôos Podem Ser Combatidos Com Limão Durante a Gravidez

Verdade: Os enjôos e as náuseas da gravidez são resultantes das alterações hormonais e da maior sensibilidade que as papilas gustativas adquirem. Isso gera a perversão alimentar, ou seja, alguns alimentos com os quais a mulher estava acostumada passam a ser insuportáveis. Nessa fase, o paladar pede por alimentos com temperos mais fortes e cítricos e, por isso, quando a gestante insere o limão na sua alimentação, esses sintomas são amenizados.

Muita Azia Durante a Gravidez Significa Que a Criança Será Cabeluda

Mito: Quem nunca ouviu essa afirmação vinda de uma mãe ou uma avó? Esse é um dos maiores mitos que rondam as gestantes. Na realidade, a azia é resultado do aumento da produção do hormônio beta HCG pela placenta nos 3 primeiros meses de gestação e, quando acontece da metade da gravidez em diante, é por causa da ação da progesterona, que eleva o período de esvaziamento do estômago, o que leva ao afrouxamento das válvulas e, consequentemente, favorece o refluxo.

O Sexo do Bebê é Anunciado Pelo Formato da Barriga

Mito: Esse é outro mito bastante difundido pelas avós: barriga pontuda significa que há um menino dentro dela. Na realidade, a forma é consequência do tamanho do bebê, do volume do líquido amniótico, da posição que o bebê se encontra, da quantidade de bebês, do formato e do tamanho da bacia óssea feminina e do formato do corpo que a gestante tinha antes de engravidar. Sendo assim, nada tem a ver com o sexo do bebê.

O Bebê Pode se Machucar Durante a Penetração

Mito: Ainda há mulheres que evitam o sexo durante a gravidez com medo de que os seus bebês se machuquem, mas isso é puro mito, pois o bebê fica muito bem protegido pelo útero. No entanto, há gestações em que a placenta fica à frente do colo uterino, ou seja, as placentas prévias, ou há o risco de um parto prematuro. Nessas ocasiões, o sexo não é indicado. Para tanto, é sempre importante fazer os exames pré-natais para que o seu médico lhe dê todas as informações necessárias para que o seu bebê nasça com segurança e saúde.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios