O Cabelo da Mulher Cai Depois que o Bebê Nasce?

A queda dos fios ocorre principalmente por conta das mudanças hormonais no pós-parto

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Saúde

Nos nove meses de gestação, a mulher fica mais bonita: além da alegria com a chegada do bebê, os hormônios deixam a pele mais sedosa e os cabelos mais fortes. Depois do parto, além de começar uma nova rotina, a mamãe se depara com muitas mudanças no corpo, por conta da diminuição dos hormônios. Uma delas é a queda acentuada de cabelos, que deixa muitas mulheres desesperadas.

queda de cabelo

É só escovar o cabelo para ver um montão de fios presos na escova ou tomar banho e observar o ralo cheio de fios.  O piso da casa também denuncia que a mulher está perdendo os cabelos. A queda é tanta que até parece que a mamãe vai ficar careca.

O problema atinge a maioria das mamães no pós-parto. Mas ninguém deve ficar preocupada porque esse é um processo natural após o parto e não vai deixar nenhuma mulher careca.

Mas por que isso acontece?

Na gestação, os fios ficam mais fortes e caem com menos intensidade devido a ação dos hormônios. Depois de uns dois meses após o parto (pode ser antes ou depois), os fios que se mantiveram firmes na gravidez começam a cair, deixando qualquer mulher muito nervosa. Além dos hormônios, a ansiedade, estresse, cansaço e alteração brusca de peso também contribuem para que os cabelos caiam.

Normalmente, a mulher perde cerca de 120 fios diariamente: já no pós-parto, a perda chega a 500 fios, ou seja, quatro vezes mais do que o habitual.

O que fazer?

Não há nenhuma fórmula ou xampu que vai conter a situação. Por isso, não utilize nenhum remédio ou receita caseira que alguém indique. Nessa fase, a mulher está amamentando e deve pensar na saúde do bebê, assim sempre que for tomar algum medicamento o médico deve ser consultado.

Administre o problema

  • Deixar os fios por onde passa deixa qualquer mulher constrangida, então a dica é: escove bem os cabelos antes de sair de casa para que a maior parte dos fios que vai cair já saia de uma vez. Se preferir, prenda os cabelos com um rabo de cavalo ou faça uma trança ou coque, que também ajuda.
  • Chuveiro e secador também fazem com que os fios caiam mais, então diminua a frequência de lavar a cabeça e secar os cabelos. Deixe que os fios sequem naturalmente.
  • Não tinja os cabelos ou utilize qualquer química porque isso também pode aumentar a queda dos fios, além de ser prejudicial ao bebê, já que a mamãe estará amamentando.

mulher perdendo cabelo

Quanto tempo dura

A queda de cabelo tende a cessar nos seis meses pós-parto, mas algumas mulheres relatam que o problema persistiu até depois de um ano. Depois que o cabelo para de cair, você vai observar os novos fios nascendo, ficando às vezes espetados, então a dica é cortar o cabelo para que os fios se igualem com mais rapidez.

Além da queda de cabelo, depois do nascimento do bebê, algumas mulheres notam mudança no cabelo: quem tinha cabelos lisos, pode ficar com as madeixas onduladas, por exemplo.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios