O Que Comer Durante a Gravidez?

Enquanto estiver grávida, alimente-se para que o seu bebê tenha uma vida saudável, incluindo muitas vitaminas e minerais na sua alimentação.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Alimentação, Gravidez, Saúde

Quando uma mulher engravida, seu foco alimentar deve se voltar completamente para o bom desenvolvimento do seu bebê, ou seja, tudo o que ela come se refletirá na vida da criança a ser gerada em seu ventre. Portanto, antes de se empanturrar de lanches, batatas fritas e guloseimas, pense na saúde do seu bebê. Além disso, existe o fator saúde também para a mãe que, se engordar demasiadamente, poderá sofrer tristes consequências como diabetes e hipertensão seguida de eclampsia. Sendo assim, saiba o que comer durante a gravidez e tenha muita saúde para você e seu bebê.

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Como Se Alimentar

Para começar, se você tinha o costume de apenas almoçar e jantar, mude esse hábito: sua alimentação deverá acontecer a cada 3 horas, principalmente porque o seu intestino ficará mais lento. Essas pequenas refeições precisam ser bem coloridas e variadas, incluindo porções de cereais e pães integrais, assim como frutas, legumes, oleaginosas e verduras. Carnes bem cozidas e laticínios também precisam estar presentes no seu cardápio, já que garantirão a quantidade de minerais e vitaminas que seu bebê tanto precisa. Para completar, não se esqueça da hidratação, que deve ser ainda maior nesse período, afinal, o feto é composto por mais de 90% de água. Dessa forma, leve sempre consigo uma garrafinha d’água, totalizando ao final do dia pelo menos 2,5 litros.

Ferro Para Bom Desenvolvimento do Bebê

Principalmente no primeiro trimestre, é muito importante que a mamãe se nutra de ferro, pois esse mineral participa ativamente da formação de partes vitais do bebê, como o sistema nervoso. Por isso, não se esqueça de incluir feijão, verduras verde escuras, ovos, fígado e carnes em suas refeições. Entretanto, para que o ferro seja melhor absorvido, ingira também algum alimento que contenha a vitamina C como limão, laranja, acerola e tomate e evite os alimentos ricos em cálcio como o leite e seus derivados, porque reduzem a absorção.

Ácido Fólico

Enquanto vocês programavam o bebê, deve ter ouvido muitas pessoas dizerem para você tomar ácido fólico, não é mesmo? Pois é, ele participa da formação do sistema nervoso do bebê, sendo essencial para sua boa formação, especialmente no início da gestação. Caso prefira ingerir o ácido fólico naturalmente, os alimentos ricos nesse mineral são as folhas verde escuras, as frutas cítricas e os cereais.

Vitamina C Para Formação do Colágeno

Além de ajudar na absorção do ferro, a vitamina C é vital para a formação do colágeno. Por isso, sua ingestão deve aumentar no segundo trimestre da gravidez, quando a pele, os ossos, a cartilagem e os vasos sanguíneos são formados. E a vitamina C ainda contribui para fortalecer o sistema imunológico da mamãe, que precisará de muita saúde nesse momento tão especial de sua vida. Os alimentos ricos nessa vitamina são o limão, o abacaxi, a melancia, o kiwi, a laranja, o melão, o morango, o brócolis, o tomate, a couve-flor, o pimentão entre outros.

Vitamina B6

Ao ingerir a vitamina B6, seu bebê ganhará peso e crescerá naturalmente e você correrá menos riscos de sofrer de depressão pós-parto. Para tanto, alimente-se com muito milho, trigo, frango, leite e seus derivados, fígado, peixe e leveduras.

Magnésio

Para garantir o crescimento e a formação dos tecidos do corpo do seu bebê, coma alimentos ricos em magnésio como a soja, os frutos do mar, as nozes, os cereais integrais, as ervilhas, os feijões e o cacau.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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